Portal IFNMG - Apresentação Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Pró-Reitoria de Extensão - Apresentação

Publicado: Segunda, 23 de Julho de 2012, 11h17 | Última atualização em Quarta, 04 de Agosto de 2021, 06h46
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura é o órgão executivo responsável pela proposição, planejamento, fomento, execução e coordenação das políticas de extensão e cultura, articuladas ao ensino e à pesquisa e em interação com o mundo do trabalho, a sociedade civil organizada e as comunidades em geral. 
 

À Pró-Reitoria de Extensão (PROEXC) compete  coordenar o processo de formulação e execução das políticas de extensão e cultura, acompanhando-as e avaliando-as, e assessorar o reitor no desempenho de suas competências.

As diretrizes das atividades de Extensão baseiam-se nas seguintes normativas:

  • Interação dialógica: que orienta o desenvolvimento de relações entre IFs e setores sociais marcadas pelo diálogo e troca de saberes, substituindo o discurso da hegemonia acadêmica pela ideia de aliança com movimentos, setores e organizações sociais.

  • Interdisciplinaridade e interprofissionalidade: que busca a combinação de especialização e interação de modelos, conceitos e metodologias oriundos de várias disciplinas e áreas do conhecimento, assim como pela construção de alianças intersetoriais, interorganizacionais e interprofissionais.

  • Indissociabilidade ensino – pesquisa – extensão: considerando que as ações de extensão adquirem maior efetividade se estiverem vinculadas ao processo de formação de pessoas (Ensino) e de geração de conhecimento (Pesquisa).

  • Impacto na formação do estudante: seja pela ampliação do universo de referência que ensejam, seja pelo contato direto com as grandes questões contemporâneas. As ações de extensão possibilitam enriquecimento da experiência discente em termos teóricos e metodológicos, ao mesmo tempo em que abrem espaços para reafirmação e materialização dos compromissos éticos e solidários dos Institutos Federais.

  • Impacto na transformação social: reafirma a Extensão Universitária como o mecanismo pelo qual se estabelece a inter-relação das Instituições Federais de Ensino (IFs) com os outros setores da sociedade, com vistas a uma atuação transformadora, voltada para os interesses e necessidades da maioria da população, e propiciadora do desenvolvimento social e regional e de aprimoramento das políticas públicas.

 

São consideradas como extensão no IFNMG ações que envolvam:

  • Acompanhamento de egressos: Constitui-se no conjunto de ações implementadas que visam acompanhar o itinerário profissional do egresso, na perspectiva identificar cenários junto ao mundo produtivo e retroalimentar o processo de ensino, pesquisa e extensão.

  • Cursos de Extensão – Formação Inicial e Continuada (FIC): Ação pedagógica de caráter teórico e prático, com critérios de avaliação definidos e oferta não regular.

  • Empreendedorismo: Compreende o apoio a formação empreendedora.

  • Estágio e Emprego: Compreende todas as atividades de prospecção de oportunidades de estágio/emprego e a operacionalização administrativa do estágio (encaminhamento e documentação).

  • Eventos: Ações de interesse técnico, social, científico, esportivo, artístico e cultural favorecendo a participação da comunidade externa e/ou interna. Assim especificados, campanha de difusão cultural, campeonato, ciclo de estudos, circuito, colóquio, concerto, conclave, conferência, congresso, conselho, debate, encontro, espetáculo, exibição pública, exposição, feira, festival, fórum, jornada, lançamento de publicações e produtos, mesa redonda, mostra, olimpíada, palestra, recital, semana de estudos, seminário, simpósio, torneio, entre outras manifestações.

  • Projetos Culturais Artísticos e Esportivos: Compreende ações referentes a atividades culturais, artísticas e esportivas.

  • Projetos Sociais: Projetos que agregam um conjunto de ações, técnicas e metodologias transformadoras, desenvolvidas e/ou aplicadas na interação com a população e apropriadas por ela, que representam soluções para inclusão social, geração de oportunidades e melhoria das condições de vida.

  • Projetos Tecnológicos: Atividades articuladas com a pesquisa e/ou desenvolvimento em parceria com instituições públicas ou privadas que tenham uma interface de aplicação.

  • Serviços Tecnológicos: Consultoria, assessoria, prestação de serviços para o mundo produtivo.

  • Visitas Técnicas: Interação das áreas educacionais da instituição com o mundo do trabalho

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página