Portal IFNMG - Portifólio de Oportunidades Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Portifólio de Oportunidades

Publicado: Quinta, 13 de Julho de 2017, 11h29 | Última atualização em Sexta, 25 de Agosto de 2023, 16h53

O projeto Portfólio de Oportunidades tem como objetivo descrever as situações problema das comunidades onde os Campi do IFNMG estão inseridos e propor soluções tecnológicas advindas das áreas de extensão, pesquisa e ensino por meio de programas, projetos ou atividades. A plataforma é a ferramenta de facilitação de acesso dos demandantes que podem acessá-la de forma contínua (on-line, off-line ou por meio do laboratório móvel institucional). Também permite o encaminhamento de forma assertiva aos possíveis solucionadores das demandas e ainda, a divulgação das soluções produzidas.

Projeto: Elaboração do Portfólio de Oportunidades do IFNMG

Objetivo
Descrever as situações-problema das comunidades onde os Campi estão inseridos e propor soluções tecnológicas advindas das áreas de Extensão, Pesquisa e Ensino do IFNMG, por meio de programas, projetos ou atividades.

Justificativa
Habitualmente, vivemos em uma comunidade sempre “ouvindo falar” sobre as dificuldades existentes na região e por vezes até “achamos” poder solucionar algumas delas com o nosso próprio conhecimento.

Em certas situações encontram-se as soluções, contudo, as ações se tornam difusas e não se direcionam para a efetivação da missão institucional, cuja essencialidade é contribuir para o desenvolvimento local e regional, por meio da aplicação do conhecimento.

Os trabalhos de conclusão de cursos, atividades e projetos realizados atualmente pelos estudantes e professores dos Campi, são idealizados por docentes mediante o seu entendimento em atender a realização da sua área de atuação.

Nessa direção de contribuir para a consolidação do IFNMG como agente de desenvolvimento, torna-se necessário ter um instrumento para definir com maior precisão as situações-problema de uma região. Assim, pretendemos “ouvir” a comunidade realizando entrevistas por meio de Grupos Focais para definirmos as reais situações-problema das comunidades para podermos buscar soluções.

Os grandes beneficiados pelo projeto serão as comunidades, os distritos, os Campi do IFNMG e os servidores docentes, técnicos administrativos, estudantes e egressos.


Escopo Geral do Projeto

Para a elaboração do Portfólio de Oportunidades serão realizadas reuniões com as lideranças empresariais, comunitárias e coletividade de cada município-sede dos Campi informando sobre a realização do projeto e solicitando auxílio para a realização das entrevistas das situações-problema por meio de Grupos Focais com o objetivo de obter o maior número de informações obtidas com os dados primários sobre as fortalezas e fragilidades das comunidades pesquisadas.

Um bolsista e alguns voluntários serão capacitados para realizarem entrevistas das situações-problema por meio de Grupos Focais nas comunidades. Com as respostas obtidas pelas entrevistas, serão identificadas várias situações-problema que uma vez avaliadas, farão parte do Portfólio de Oportunidades. Será solicitado por meio digital aos servidores docentes e técnicos administrativos, estudantes e egressos, suas formações, capacitações, experiências e habilidades para compor um arquivo que servirá de consulta para soluções tecnológicas das situações-problema. Assim, teremos em novembro o primeiro Portfólio de Oportunidades do IF Norte de Minas e um arquivo dinâmico dos servidores docentes e técnicos administrativos, estudantes e egressos que poderão solucionar algumas situações-problema do Portfólio.

Em uma segunda etapa do projeto, será criado na Diretoria ou Coordenação de Extensão de cada Campus, uma equipe denominada Grupo de Soluções Tecnológicas com um Líder que formará outras equipes específicas dentre os servidores docentes, técnicos administrativos, estudantes, egressos e convidados que estarão dispostos a identificar soluções para as situações-problema relacionadas no Portfólio de Oportunidades, criando programas, projetos ou atividades para suas soluções.

Com estas equipes específicas formadas, o Líder do Campus, vai procurar em outros Campi, pessoas interessadas em aderir às suas equipes para criar programas, projetos ou atividades para suas soluções.

PDF Projeto de Elaboração do Portifólio de Oportunidades do IFNMG


Participando do Projeto

Aqui você poderá participar do Projeto de Elaboração do Portfólio de Oportunidades do IFNMG


1. Roteiro de Entrevistas

Este formulário está disponível para ser preenchido por qualquer interessado para responder sobre as vilas, comunidades rurais tradicionais, indígenas, quilombolas e Assentamentos Rurais do Incra dos municípios onde os Campi do IFNMG estão inseridos.

Poderá ser respondido por uma pessoa ou utilizado como roteiro para respostas de grupos focais.

Com o resultado da análise das respostas deste documento é que vamos retirar parte das situações-problema para a criação do Portfólio de Oportunidades do IFNMG.

Clique e acesse o Roteiro de Entrevistas 


2. Cadastramento das Empresas dos Municípios

Este formulário é destinado a realizar o cadastramento das empresas dos municípios, com suas finalidades e relacionar algumas situações que poderiam ser diferentes nestas empresas para melhorar seus desempenhos.

Com o resultado das informações recebidas deste formulário vamos obter as situações-problema das empresas dos municípios para o Portfólio de Oportunidades.

Clique e acesse o Formulario de Cadastramento das Empresas dos Municípios


3. Formulário das formações, capacitações, experiências e habilidades dos docentes, técnicos administrativos

Este formulário é destinado a criação de um banco de informações dinâmico sobre as formações, capacitações, experiências e habilidades pessoais dos docentes, técnicos administrativos, alunos e outros convidados do Portfólio de Oportunidades.

Com as pessoas cadastradas por este formulário obteremos um arquivo onde serão pesquisados quais os profissionais, capacitados ou habilitados para darem soluções tecnológicas às situações-problema identificadas no Portfólio de Oportunidades.

Clique e acesse o Formulário das formações, capacitações, experiências e habilidades dos docentes, técnicos administrativos


4. Formulário para a solicitação de inclusão de Situação-problema no Portfólio de Oportunidades

Este formulário é destinado ao cadastramento das situações-problema para o Portfólio de Oportunidades.

As situações-problema cadastradas por este formulário serão avaliadas e incluídas ou não no Portfólio de Oportunidades do IFNMG.

Clique e acesse o Formulário para a solicitação de inclusão de Situação-problema no Portfólio de Oportunidades 

 

Projetos Portifólio de Oportunidades

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página