Portal IFNMG - Mulheres Mil Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Mulheres Mil

Publicado: Quinta, 13 de Julho de 2017, 11h35 | Última atualização em Quinta, 31 de Agosto de 2017, 08h18

O Mulheres Mil foi idealizado em 2007, por meio de uma parceria com a Association of Canadian Community Colleges (ACCC) do Canadá e implantado, inicialmente, como Projeto Piloto em 12 estados das regiões norte e nordeste do país, com o objetivo de promover a inclusão social e econômica de mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Diante dos resultados obtidos, o Ministério da Educação (MEC) instituiu nacionalmente, em 2011, o Programa Nacional Mulheres Mil, por meio da Portaria nº 1.015 de 21 de julho de 2011 que, através da metodologia de Acesso, Permanência e Êxito, passou a ofertar cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) a mulheres, com o objetivo é promover a formação profissional e tecnológica articulada à elevação de escolaridade de mulheres entre 16 e 70 anos em situação de vulnerabilidade econômica e social.

Estruturado nos eixos educação, cidadania e desenvolvimento sustentável, tem como principais diretrizes: possibilitar o acesso à educação; contribuir para a redução de desigualdades sociais e econômicas de mulheres; promover a inclusão social; defender a igualdade de gênero e combater a violência contra a mulher (Texto adaptado http://portal.mec.gov.br).

Em 2013 o Mulheres Mil passou a integrar o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) por meio da iniciativa Bolsa Formação, todavia, buscando preservar sua metdodologia específica, o Programa caminha para a institucionalização na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica. Para definir os caminhos da institucionalização, foi montado um Grupo de Trabalho - GT (instituído pela Portaria N.17 de 19/05/2017) do qual participa a servidora do IFNMG, Luciana Cardoso de Araújo, representante de toda a região sudeste do país.

Para acesso à documentação referente ao Programa, clique aqui.

Programa Mulheres Mil no IFNMG

Campus Araçuaí: Projeto Mulheres Mil Esperanças
São ofertados os cursos de Artesanato, Cuidador de idoso/infantil, Fabricação de produtos de limpeza e Hortifrúti.
Mais informações aqui.

Campus Almenara: Projeto Mulheres do Vale 
São ofertados os cursos de Pintura em cerâmica e vidro, Pintura aquarela, Bordado ponto cruz e crochê e Cuidador infantil. 
Mais informações aqui.

Campus Salinas: Projeto Mulheres Cidadãs 
Os cursos a serem ofertados pelo Campus Salinas ainda serão definidos em conjunto com as alunas do programa. 
Mais informações aqui.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página