Portal IFNMG - Programa Mulheres Mil Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Mulheres Mil

Publicado: Terça, 16 de Abril de 2024, 15h14 | Última atualização em Quarta, 24 de Abril de 2024, 10h38

portal

 Programa Mulheres Mil é uma ação consolidada de formação profissional que busca compreender a dimensão de gênero, em especial das mulheres que tiveram poucas portunidades de escolarização e acesso ao mundo do trabalho, em suas desigualdades, com uma propostas de acesso, permanência e êxito que visa o empoderamento das mulheres, a superação de violências e a equidade de gênero.

Diante da sua relevância e expertise para a promoção do acesso à educação profissional e tecnológica para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, o Programa Mulheres Mil é relançado pelo governo brasileiro, por meio da Portaria nº 725, de 13 de abril de 2023. O Programa Nacional Mulheres Mil é executado principalmente por instituições públicas dos sistemas de ensino federais, estaduais e municipais. Em 2013, passou a contar com o custeio de vagas gratuitas por meio da Bolsa Formação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

         Parceiro Demandante

Ministério da Educação - MEC

      Objetivo

O Programa Mulheres Mil tem como objetivo geral ofertar, para mulheres residentes nos municípios da área de abrangência do IFNMG, cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) que atendam as demandas dos arranjos produtivos locais, contribuindo para ampliação das oportunidades de crescimento profissional dessas trabalhadoras.

  • Formação Profissional e Tecnológica: Proporcionar formação profissional e tecnológica alinhada ao aumento da escolaridade das mulheres.
  • Acesso à Educação: Garantir o acesso à educação de acordo com as necessidades específicas de cada comunidade e a vocação econômica das regiões.
  • Expansão da Oferta: Além dos cursos de formação inicial e continuada (FIC) e qualificação profissional, o programa inclui cursos de educação profissional técnica de nível médio, podendo ser ofertados de forma articulada com o ensino fundamental e médio1.

          Metodologia de Acesso, Permanência e Êxito (MAPE)

O  acesso relaciona-se à criação de condições, de estratégias, de instrumentos e de soluções que possibilitem às mulheres em situação de vulnerabilidade social ingressar como estudantes, regularmente matriculadas, em cursos de Instituições de Educação Profissional. Portanto, relaciona-se com a garantia do direito ao acesso à escolaridade, ao conhecimento, à tecnologia e à inovação produzidas pela sociedade.

A permanência consiste em um conjunto de ações multidisciplinares direcionadas ao atendimento das educandas, com vistas ao empoderamento e à inclusão socioprofissional.  Essas ações são pautadas na concepção inclusiva que promove a criação de um espaço de formação seguro, acolhedor, colaborativo e estimulante, com ênfase na valorização dos sujeitos, dos seus saberes e de suas trajetórias de vida.

As ações de êxito têm como foco o cumprimento do objeto do programa e se divide em 02 (dois): o êxito pedagógico e o êxito profissional.

  • Êxito Pedagógico: Resultados alcançados e impactos ao final das atividades pedagógicas do programa, ou seja, ao final da formação ofertada.
    Êxito Profissional: Resultados profissionais, ou seja, a empregabilidade e a geração de renda, alcançados pelas mulheres atendidas e que foram originados a partir (ou por meio) dos processos pedagógicos- institucionais realizados no decorrer das atividades do programa.

          Beneficiárias                                                                       

Mulheres que encontram-se em situação de vulnerabilidade social. Dentro do programa são previstos recursos destinados ao pagamento de bolsas a essas alunas, como meio de apoio ao seu deslocamento e demais despesas que possam incorrer para participação nos cursos de maneira exitosa.

          Público Alvo                                                                       

Público de mulheres, cisgêneros ou transgêneros, a partir de 16 anos, prioritariamente, em situação de vulnerabilidade social e econômica, em contexto de pobreza e extrema pobreza; baixo grau de escolarização ou nenhuma escolarização; responsáveis pelos cuidados das/os filhas/os e ou familiares; pelos cuidados da casa; vítimas de violência; observando as questões de desigualdade racial e étnica; de orientação sexual e identidade de gênero; geracional; de deficiência; de classe social etc.

 Acesse nos links abaixo informações sobre o Programa Mulheres Mil no IFNMG:

Cursos ofertados

Documentos

Plano Pedagógico dos cursos

Equipe de trabalho

Mulheres Mil do IFNMG na imprensa

 

png transparent logo icon instagram logo instagram logo purple violet text copiar mulheresmil_ifnmg

 Para mais informações, você pode acessar o Portal do Programa Mulheres Mil

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página