Portal IFNMG - Perguntas frequentes Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Perguntas frequentes

Publicado: Sexta, 30 de Março de 2012, 10h43 | Última atualização em Sexta, 02 de Dezembro de 2016, 08h29

01. Em quais cidades estão situadas as unidades do IFNMG?

02. Quais os tipos de cursos que o IFNMG oferece?

03. Quais os cursos ofertados pelo IFNMG atualmente?

04. Os cursos do IFNMG são pagos?

05. Qual a diferença entre cursos técnicos nas modalidades integrado, concomitante e subsequente ao ensino médio?

06. O IFNMG oferece cursos a distância?

07. Como é feita a seleção de alunos para os cursos do IFNMG?

08. O IFNMG oferta benefícios de assistência estudantil?

09. O que é preciso para trabalhar no IFNMG?

10. No IFNMG, é possível conseguir a certificação de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)?


01. Em quais cidades estão situadas as unidades do IFNMG?

As unidades de ensino presencial do IFNMG estão localizadas nas cidades mineiras de Almenara, Araçuaí, Arinos, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Teófilo Otoni. Cada uma delas recebe o nome de campus. Além disso, o IFNMG está presente em mais de 100 municípios, com oferta de cursos a distância.

 

02. Quais os tipos de cursos que o IFNMG oferece?

O IFNMG oferece cursos técnicos de nível médio (nas modalidades integrado, concomitante e subsequente ao ensino médio), presenciais e a distância, cursos técnicos PROEJA (educação de educação de jovens e adultos), FIC (formação inicial e continuada), cursos superiores (tecnologia, bacharelado e licenciatura) e pós-graduação.

 

03. Quais os cursos ofertados pelo IFNMG atualmente?

Conheça os cursos e as unidades onde são ofertados no endereço http://www.ifnmg.edu.br/cursos.

 

04. Os cursos do IFNMG são pagos?

Não. O IFNMG é uma instituição pública de ensino e seus cursos são totalmente gratuitos.

 

05. Qual a diferença entre cursos técnicos nas modalidades integrado, concomitante e subsequente ao ensino médio?

O IFNMG oferta as três modalidades de cursos técnicos. Na modalidade integrado ao ensino médio, o aluno faz ao mesmo tempo, no IFNMG, o ensino médio e o curso técnico da área escolhida. A modalidade concomitante exige que o aluno esteja cursando a 2ª ou 3ª série do ensino médio, em outra instituição de ensino; paralelamente, ele faz o curso técnico no IFNMG. Para fazer um curso técnico na modalidade subsequente, é necessário que o aluno já tenha concluído o ensino médio.

 

06. O IFNMG oferece cursos a distância?

Sim. O Instituto oferece cursos técnicos, superiores e de pós-graduação na modalidade de educação a distância. Os cursos funcionam da seguinte forma: os alunos fazem parte das atividades a distância e têm que comparecer ao polo escolhido para participar de encontros presenciais e fazer as avaliações. Confira oferta de cursos a distância em http://www.ifnmg.edu.br/cursos.

 

07. Como é feita a seleção de alunos para os cursos do IFNMG?

O IFNMG mantém várias formas de seleção de estudantes, sendo as principais:

1. Processo Seletivo: realizado pelo próprio IFNMG, seleciona candidatos aos cursos técnicos presenciais ofertados por todos os campi. É realizado semestralmente. Para mais informações sobre o Processo Seletivo, consulte http://www.ifnmg.edu.br/processoseletivo.
2. Processo Seletivo e-Tec: realizado pelo próprio IFNMG, seleciona candidatos aos cursos técnicos a distância. Para mais informações sobre o Processo Seletivo e-Tec, consulte http://ead.ifnmg.edu.br/processo_seletivo.
3. Vestibular: concurso também realizado pelo IFNMG, é direcionado à seleção de candidatos que vão preencher parcial ou integralmente as vagas ofertadas para cursos superiores. O Vestibular não usa notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É realizado semestralmente. Para mais informações sobre o Vestibular, consulte http://www.ifnmg.edu.br/vestibular.
4. Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação: baseado unicamente nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Sisu é usado pelo IFNMG para preencher parcial ou integralmente as vagas ofertadas para cursos superiores presenciais, tanto no primeiro quanto no segundo semestre de cada ano. Para mais informações sobre a oferta de vagas pelo Sisu, consulte http://www.ifnmg.edu.br/sisu.

Oportunamente, esses processos de seleção de alunos são divulgados entre as notícias da página principal do portal eletrônico http://www.ifnmg.edu.br e na página do Instuto no Facebook: facebook.com/IFNMGoficial.

Além dessas formas de seleção, que são as principais, os campus lançam, quando necessário, editais próprios de seleção, como os destinados a ocupar vagas remanescentes de cursos superiores. Esses editais são divulgados nas páginas eletrônicas dos campus dentro do portal do IFNMG.

 


08. O IFNMG oferta benefícios de assistência estudantil?

Sim, os alunos do IFNMG, dos cursos técnicos de nível médio presenciais e de graduação, de todos os campus, podem concorrer semestralmente ou anualmente, dependendo da unidade, aos auxílios do Programa de Assistência Estudantil.

A seleção é feita de acordo com critérios socioeconômicos. Os alunos oriundos de famílias com renda mensal per capita de até um salário mínimo e meio podem concorrer aos auxílios, cujos valores variam para cada campus. Atualmente, as modalidades de auxílios ofertados pelo IFNMG são: alimentação, moradia, transporte municipal e intermunicipal, permanência, cópia e impressão e aquisição de item escolar.

Além dos auxílios, a Política de Assistência Estudantil inclui bolsas de monitoria, iniciação científica, extensão e treinamento, baseadas em critérios de seleção que não são de ordem socioeconômica.

Atualmente, os Campi Januária, Salinas e Arinos possuem refeitório e regime residencial e semirresidencial. O regime residencial e semirresidencial é exclusivo para alunos dos cursos técnicos de nível médio. O Campus Almenara também dispõe de refeitório.

Para mais informações, acesse http://www.ifnmg.edu.br/assistencia-estudantil.

 

09. O que é preciso para trabalhar no IFNMG?

O provimento dos cargos de docentes e técnico-administrativos é feito mediante realização de concursos públicos, inclusive nos casos de professores substitutos e temporários. As seleções de bolsistas para atuarem como tutores e professores de cursos na modalidade a distância também são feitas mediante processos seletivos públicos. Em todos os casos, as oportunidades são amplamente divulgadas pelo portal eletrônico http://www.ifnmg.edu.br e pelo Facebook (facebook.com/IFNMGoficial). 

 

10. No IFNMG, é possível conseguir a certificação de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)?

Sim, o IFNMG emite a certificação que utiliza os resultados do Enem às pessoas que não concluíram o ensino médio em idade apropriada, inclusive às pessoas privadas de liberdade e jovens sob medidas socioeducativas que estão fora do sistema escolar regular. Para tanto, é necessário que o candidato tenha indicado o IFNMG como Instituição Certificadora, no ato de inscrição no Enem. Para mais informações sobre os requisitos exigidos e demais orientações, acesse http://www.ifnmg.edu.br/enem-certificacao.

 

Fim do conteúdo da página

CNPqcarta ao cidadaoPeriodicosPortal da TransparênciaSiape.netMelhores Práticas