Portal IFNMG - Com trabalho sobre febre amarela, professor do IFNMG recebe Prêmio Jovem Pesquisador no congresso MedTrop 2019 Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Com trabalho sobre febre amarela, professor do IFNMG recebe Prêmio Jovem Pesquisador no congresso MedTrop 2019

Publicado: Segunda, 29 de Julho de 2019, 19h13 | Última atualização em Segunda, 29 de Julho de 2019, 19h38

jovem pesquisadorO doutor pelo Programa de Pós-graduação em Biologia Parasitária do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e professor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), no Campus Salinas, Filipe Abreu, recebeu o ‘Prêmio Jovem Pesquisador’, na categoria doutorado, do 55º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MedTrop 2019). Após ser selecionado entre os cinco melhores resumos submetidos na categoria, o biólogo conquistou o primeiro lugar na sessão de apresentações orais realizada na manhã deste domingo, 28 de julho. A entrega da premiação ocorreu à noite, durante a cerimônia de abertura do MedTrop 2019, em Belo Horizonte. 

No trabalho intitulado 'Febre amarela no sudeste: vírus, mosquitos e primatas-não-humanos envolvidos no surto de 2016-2019’, Filipe apresentou resultados de sua pesquisa de doutoramento, incluindo a identificação dos principais vetores responsáveis pela transmissão do agravo; análises do genoma e das rotas de circulação dos vírus envolvidos e detalhes da circulação da doença em macacos. O trabalho foi desenvolvido sob orientação do pesquisador Ricardo Lourenço de Oliveira, chefe do Laboratório de Mosquitos Transmissores de Hematozoários do IOC. O autor destacou que o estudo contou com a colaboração dos Laboratórios de Biologia Molecular de Flavivírus, de Aids e Imunologia Molecular e de Genética Molecular de Microrganismos, além de Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde e do Ministério da Saúde.

“Me sinto muito honrado com o reconhecimento do meu trabalho e de toda a equipe dos Laboratórios e dos serviços de saúde. Através dessas parcerias pudemos contribuir com uma resposta rápida para a sociedade em relação ao surto de febre amarela no Sudeste”, afirmou Filipe, que defendeu a tese ‘Febre amarela e malária: investigação de dois surtos zoonóticos no sudeste brasileiro’ no dia 28 de junho. 

O 55º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical ocorre de forma integrada ao XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Parasitologia (MedTrop-Parasito 2019) e à 34º Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e 22º Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses (ChagasLeish 2019). Durante o evento é realizado ainda o 4º Fórum Social Brasileiro para Enfrentamento de Doenças Infecciosas e Negligenciadas. O IOC participa do encontro com palestrantes e diversas apresentações de trabalhos. As atividades ocorrem até quarta-feira, 31 de julho, no Campus Pampulha da Universidade Federal de Mingas Gerais (UFMG).

Fonte: Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz 

Fim do conteúdo da página