Portal IFNMG - Conheça Salinas Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

A Cidade de Salinas

Publicado: Segunda, 14 de Novembro de 2011, 16h20 | Última atualização em Terça, 21 de Junho de 2016, 10h44

História da Cidade de Salinas


Foto 01

Foto 01 - Foto antiga de Salinas

Em 04 de outubro de 1887 pela Lei 3.485 a Vila de Santo Antônio de Salinas foi elevada a categoria de cidade. Em 14 de julho de 1891, sob a presidência da Câmara Municipal, foi aprovado o estatuto do município de Santo Antônio de Salinas.  

Em 07de setembro1923 é mudada a denominação de Santo Antônio de Salinas para SALINAS/ MG, e no ano de 1932 tomou posse o primeiro prefeito municipal (nomeado), Doutor Clemente Medrado Fernandes.

Foto 02

Foto 02 - Vista área da cidade de Salinas, Fonte: Arquivo do IFNMG. 

Salinas está em uma região de clima semi-árido predominantemente quente por quase todos os meses do ano, que se caracteriza por um período de seca marcante, com chuvas mal distribuídas e um outro período de chuvas torrenciais e espaçadas. A temperatura média de verão gira em torno dos 33,0° c, enquanto a de inverno fica por volta dos 18,0° c. 

Foto 03

Foto 03 - Vista da cidade de Salinas, Fonte: Arquivo do IFNMG.

O município fica localizado na Bacia Hidrográfica do Rio Jequitinhonha, formando a Sub-Bacia do Rio Salinas com os rios Matrona, Salinas, Bananal e Caraíbas, sendo os três últimos perenizados pelas barragens de mesmo nome que deságua à margem esquerda do Rio Jequitinhonha no município de Coronel Murta/MG. 

Foto 04

Foto 04 - Centro Cultural João Costa, Fonte: Arquivo do IFNMG

Foto 05 Foto 05 - Barragem da cidade, Fonte:  Arquivo IFNMG.

 

Sua vegetação é basicamente formada por caatinga, cerrado e matas cadusífólicas. 

Foto 06  Foto 06 - Rio Bananal, Fonte: Arquivo IFNMG. 

A evolução urbana da nossa cidade tem apresentado significativos progressos, acompanhando a dinâmica da vida moderna e em decorrência dos constantes empreendimentos de nossa municipalidade nas últimas décadas. 

Foto 08  Foto 07 - Mercado Municipal, Fonte: Arquivo IFNMG.

A Cachaça de Salinas

O crescimento da produção de cachaça genuinamente nacional é destaque no Brasil e no Exterior e representa cerca de 80% do segmento de destilados, sendo que a produção de cana-de-açúcar no Brasil, somente para a fabricação de cachaça, chega a 10 milhões de toneladas por ano, o equivalente a uma área plantada de 125 mil hectares. 

Os produtores de Salinas também são atores deste mercado e respondem por uma das principais atividades econômicas do município que gera emprego e renda, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento da região.

 A cachaça começou a ser produzida em Salinas com a chegada dos primeiros fazendeiros que seguiram os rastros da pecuária. Alguns deles, que vieram da Bahia no século XIX (entre 1880 e 1890) com algumas cabeças de gado e escravos, passaram a desbravar as redondezas e reservar áreas de suas fazendas para o plantio de cana.

 

Intitulada CAPITAL MUNDIAL DA CACHAÇA, Salinas é terra de gente acolhedora, amiga e receptiva. Sempre de braços abertos àqueles que prestigiam a nossa cidade com sua presença.

Foto 09
 Foto 08 - Alambique de cobre usado para a produção da cachaça, Fonte : Arquivo  IFNMG.

 

Localização

Salinas fica situada no Norte de Minas Gerais, região Fisiográfica do Chapadão do Itacambira – Vale do Jequitinhonha, Micro Região do Alto Rio Pardo, área de abrangência da SUDENE e CODEVALE. 

Foto 10
Foto 09 - Mapa do Norte de Minas

 

População

39.178 habitantes (segundo dados do IBGE)

 

Distância de algumas cidades até Salinas 

Belo Horizonte / MG

649 km

Montes Claros / MG

223 km

Salvador / BA

776 km

Vitória da Conquista / BA

253 km

Porto Seguro / BA

492 km

Brasília / DF

914 km

Rio de Janeiro / RJ

1048 km

São Paulo / SP

1241 km

   

Foto 11

                                                    Foto 10 - De Salinas a Brasilia                                             

Foto 12

   Foto 11 - De Salinas a Belo Horizonte

Fonte: www.salinas.mg.gov.br

 

 

Fim do conteúdo da página