Portal IFNMG - Estudantes do 1º ano do Curso Técnico em Agroindústria do Campus Salinas medem a circunferência da Terra Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 08 de Abril de 2019, 11h52 | Última atualização em Segunda, 08 de Abril de 2019, 18h15

Foto 03 Estudantes do 1º Agroindústria do Campus Salinas medem a circunferência da Terra

No último dia 26 de março de 2019 os estudantes do curso técnico em agroindústria integrado ao ensino médio do Campus Salinas mediram a circunferência da Terra. A medida é feita de forma indireta por meio da sombra produzida por uma estaca ao meio dia, similar ao que foi feito por Eratóstenes há mais de 2 mil anos. A medida é uma das evidências do formato esférico da Terra.

O experimento é organizado pela União Astronômica Internacional. Confira aqui a página do experimento. Os estudantes encontraram 39482,4 km para a circunferência da Terra, com erro de apenas 1,5% do valor aceito atualmente, 40075 km.

A atividade foi orientada pelo professor José Antônio Duarte Santos.

Mais fotos, CLIQUE AQUI

Fonte: Prof.º José Antônio Duarte Santos