Portal IFNMG - Grupos de Teatro do Campus Salinas marcam presença no Festival de Inverno em Diamantina Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Grupos de Teatro do Campus Salinas marcam presença no Festival de Inverno em Diamantina

Publicado: Quinta, 14 de Julho de 2016, 21h00 | Última atualização em Quinta, 14 de Julho de 2016, 21h23

Foto 01 Teatro Diamantina

Na noite de Sábado (09/07), o Grupo de Teatro “Cores da Vida” apresentou no Teatro Municipal “Santa Isabel” de Diamantina-MG, a peça “Enfim, Instituto Federal” integrando a programação do Festival de Inverno da cidade. A peça conta como se originou os IF’S e fala da importância do papel do IFNMG para as regiões de abrangência. A roteirista da peça, professora Santina Mendes, buscou preservar e valorizar a memória das cidades que sediam os Campi do IFNMG, colocando no palco danças e cantigas que representam as principais manifestações culturais e folclóricas das mesmas com o propósito de fomentar uma reflexão sobre a importância das raízes culturais de um povo para a afirmação da sua identidade.

 Foto 02 Teatro Diamantina

O grupo existe desde 1997 e, desde esta data, vem inscrevendo o nome do Campus Salinas e do IFNMG no cenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, através de suas peças em várias cidades de Minas Gerais e em outros estados, como Rio de Janeiro, Pernambuco e Santa Catarina. O Grupo é composto por estudantes dos Cursos Técnicos em Agroindústria, Agropecuária e Informática Integrados ao Ensino Médio. Faz parte do grupo também uma acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Atualmente o grupo está sob a coordenação dos servidores Santina Mendes, Fabiene Brito, Helane Patrícia e Ricardo Macedo.

 Foto 03 Teatro Diamantina

Na manhã de domingo (10\07), a apresentação ficou por conta do Grupo “Liberdade”, também do Campus Salinas, que apresentou o espetáculo “Ditadura: Mudanças e Permanências”, cujos roteiristas e diretores são os estudantes do Curso Técnico em Agroindústria do Campus, Thiago Loyola Franco e Manu Gomes. “Ditadura: Mudanças e Permanências” é resultado de um projeto Interdisciplinar que abordou o tema “Liberdade de Expressão”, coordenado pela professora de Língua Portuguesa, Helane Patrícia.

 Foto 04 Teatro Diamantina

A peça traz em seu bojo canções, poemas e diálogos que contextualizam e problematizam a repressão à liberdade de pensamento ocorrida no período da Ditadura Militar no Brasil a partir de 1964.

 Foto 05 Teatro Diamantina

A participação dos estudantes e servidores do Campus Salinas no Festival de Inverno de Diamantina possibilitou ricas experiências de aprendizagem, como por exemplo, as andanças pelas ruas e ladeiras íngremes de Diamantina, com calçamento de pedras coloniais e ladeadas por casarios em estilo barroco; a apreciação de uma Diamantina musical através da famosa Vesperata quando músicos se apresentam das sacadas dos casarões; e, não menos importante, pela visita à exposição “Chica, o poder de um mito e sua representação multifacetada” do curador Frederico Silva Santos que abriu, com honras para o grupo, as portas do Museu “Chica da Silva” e explicou todas as obras expostas as quais permeiam o século XX e adentram o século XXI, retratando a força da Chica da Silva enquanto mito.

 Foto 06 Teatro Diamantina

Mais fotos Grupo Cores da Vida - Peça "Enfim, Instituto Federal", CLIQUE AQUI.

Mais fotos Grupo Liberdade - Peça "Ditadura: Mudanças e Permanencia", CLIQUE AQUI.

Fonte: Professora Santina Mendes.
Fonte Fotos: Clédson Nogueira Costa

 

Fim do conteúdo da página