Portal IFNMG - Grupos de Teatro do Campus Salinas marcam presença no Festival de Inverno em Diamantina Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 14 de Julho de 2016, 21h00 | Última atualização em Quinta, 14 de Julho de 2016, 21h23

Foto 01 Teatro Diamantina

Na noite de Sábado (09/07), o Grupo de Teatro “Cores da Vida” apresentou no Teatro Municipal “Santa Isabel” de Diamantina-MG, a peça “Enfim, Instituto Federal” integrando a programação do Festival de Inverno da cidade. A peça conta como se originou os IF’S e fala da importância do papel do IFNMG para as regiões de abrangência. A roteirista da peça, professora Santina Mendes, buscou preservar e valorizar a memória das cidades que sediam os Campi do IFNMG, colocando no palco danças e cantigas que representam as principais manifestações culturais e folclóricas das mesmas com o propósito de fomentar uma reflexão sobre a importância das raízes culturais de um povo para a afirmação da sua identidade.

Foto 02 Teatro Diamantina

O grupo existe desde 1997 e, desde esta data, vem inscrevendo o nome do Campus Salinas e do IFNMG no cenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, através de suas peças em várias cidades de Minas Gerais e em outros estados, como Rio de Janeiro, Pernambuco e Santa Catarina. O Grupo é composto por estudantes dos Cursos Técnicos em Agroindústria, Agropecuária e Informática Integrados ao Ensino Médio. Faz parte do grupo também uma acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Atualmente o grupo está sob a coordenação dos servidores Santina Mendes, Fabiene Brito, Helane Patrícia e Ricardo Macedo.

Foto 03 Teatro Diamantina

Na manhã de domingo (10\07), a apresentação ficou por conta do Grupo “Liberdade”, também do Campus Salinas, que apresentou o espetáculo “Ditadura: Mudanças e Permanências”, cujos roteiristas e diretores são os estudantes do Curso Técnico em Agroindústria do Campus, Thiago Loyola Franco e Manu Gomes. “Ditadura: Mudanças e Permanências” é resultado de um projeto Interdisciplinar que abordou o tema “Liberdade de Expressão”, coordenado pela professora de Língua Portuguesa, Helane Patrícia.

Foto 04 Teatro Diamantina

A peça traz em seu bojo canções, poemas e diálogos que contextualizam e problematizam a repressão à liberdade de pensamento ocorrida no período da Ditadura Militar no Brasil a partir de 1964.

Foto 05 Teatro Diamantina

A participação dos estudantes e servidores do Campus Salinas no Festival de Inverno de Diamantina possibilitou ricas experiências de aprendizagem, como por exemplo, as andanças pelas ruas e ladeiras íngremes de Diamantina, com calçamento de pedras coloniais e ladeadas por casarios em estilo barroco; a apreciação de uma Diamantina musical através da famosa Vesperata quando músicos se apresentam das sacadas dos casarões; e, não menos importante, pela visita à exposição “Chica, o poder de um mito e sua representação multifacetada” do curador Frederico Silva Santos que abriu, com honras para o grupo, as portas do Museu “Chica da Silva” e explicou todas as obras expostas as quais permeiam o século XX e adentram o século XXI, retratando a força da Chica da Silva enquanto mito.

Foto 06 Teatro Diamantina

Mais fotos Grupo Cores da Vida - Peça "Enfim, Instituto Federal", CLIQUE AQUI.

Mais fotos Grupo Liberdade - Peça "Ditadura: Mudanças e Permanencia", CLIQUE AQUI.

Fonte: Professora Santina Mendes.
Fonte Fotos: Clédson Nogueira Costa