Portal IFNMG - Grupo de Estudos em Animais Selvagens - GEAS, do IFNMG Campus Salinas, comemora 1 ano de atividades Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 06 de Junho de 2016, 08h25 | Última atualização em Segunda, 06 de Junho de 2016, 08h29

Foto 1 GEAS

Grupo GEAS - IFNMG Campus Salinas

O Grupo de Estudos em Animais Selvagens (GEAS), coordenado pelos professores do curso de Medicina Veterinária, prof. Dr. Eduardo Garrido e profa. MSc. Thaís Larissa Lourenço Castanheira completou 1 ano de atividades em abril deste ano.

O grupo surgiu de uma iniciativa dos alunos do curso de Medicina Veterinária, mas expandimos sua atuação transformando-se em uma atividade de extensão multidisciplinar, contemplando também o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Desta maneira poderíamos compartilhar o conhecimento e os desafios de cada área profissional.

Tivemos eleições para que os alunos se envolvessem como membros diretores deste grupo, que atualmente consta com os seguintes alunos:

André Caires de Oliveira – Presidente – Medicina Veterinária

Thiago Felipe Vieira – Vice-Presidente – Medicina Veterinária

Maria Isabel Gonçalves e Silva – Diretora de RH – Medicina Veterinária

Nathalia Mendes Figueiredo – Vice-diretora de RH – Medicina Veterinária

Kerolen Caldeira Souza – Diretora Financeira – Medicina Veterinária

Artur Rodrigues Pereira – Vice-diretor Financeiro – Licenciatura em Ciências Biológicas

Foto 03 Oficinas

O GEAS trabalha com reuniões quinzenais e os blocos de atividades são divididos por semestres onde os próprios alunos determinam os temas e apresentam em forma de palestra, abrindo-se para discussão ao final, sendo aberto a todos os alunos dos dois cursos envolvidos. O grupo também sempre busca a realização de workshops ou minicursos na última palestra do módulo. Tendo nosso grupo já sediado uma palestra internacional com a zoóloga Susannah Peel da Universidade de St. Andrews, Escócia.

Foto 02 Palestra Internacional Susanaah Peel Andre Caires Presidente GEAS

Palestra Internacional Susanaah Peel e Andre Caires - Presidente GEAS

O GEAS IFNMG - Salinas participou em 2015 do I Encontro dos GEAS do Sudeste (I EGEASS) realizado pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – UNESP- campus Jaboticabal. Certamente foram momentos inesquecíveis. Durante o retorno desta viagem os alunos, diante desta experiência, queriam mais para o Campus Salinas, e discutiram a possibilidade de realizar pesquisa e extensão, além de participarem de outros eventos científicos na área de animais selvagens e para isso foi criado a Célula de Pesquisa e Extensão do GEAS (CPE-GEAS), também multidisciplinar, havendo seleção para participação.

FonteThaís Larissa Lourenço Castanheira / Professora do Curso Medicina Veterinária