Portal IFNMG - Servidor do Campus Salinas lança o livro “A Excepcionalidade da Paisagem e do Lugar” por meio da editora do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 15 de Maio de 2023, 19h30 | Última atualização em Terça, 27 de Junho de 2023, 13h02
Livro Servidor de Salinas
O livro "A Excepcionalidade da Paisagem e do Lugar", do professor Leonardo Luiz Silveira da Silva, já está disponível para download no site da editora do IFNMG. Já a versão impressa está disponível na Reitoria e, em breve, todas as bibliotecas dos campi do IFNMG receberão cópias do exemplar.
Clique aqui ou na na imagem para baixar o livro.

Já está disponível, nas versões impressa e digital, o livro “A Excepcionalidade da Paisagem e do Lugar: a transcendência da (i)materialidade por meio da mediação de subjetividade”, escrito pelo professor do IFNMG-Campus Salinas Leonardo Luiz Silveira da Silva. A obra, publicada pela editora do IFNMG, apresenta uma reflexão profunda sobre a importância da paisagem e do lugar na construção da identidade cultural e social de um povo.

O livro convida o leitor a refletir sobre como a relação entre o homem e o ambiente pode influenciar a forma como vivemos, pensamos e nos relacionamos com o mundo ao nosso redor. Ao longo das páginas, o autor apresenta análise detalhada da história e evolução do conceito de paisagem e lugar, mostrando como essas ideias têm sido fundamentais para a compreensão da relação entre ser humano e natureza.

A publicação é um esforço epistemológico, ou seja, um trabalho intelectual crítico que transita pelas diferenças das correntes que integram o campo da geografia "ao mesmo tempo em que se organiza como uma obra que explora de forma contundente a história do pensamento geográfico a partir da institucionalização da geografia enquanto disciplina acadêmica. A narrativa propõe a transcendência de leituras estritamente materialistas do espaço geográfico; todavia, é ressaltado que o idealismo quintessencial não é resposta adequada ao materialismo. A obra transita pela literatura e pelas artes buscando apresentar as representações como versões e não como portadores de uma mítica verdade”, relata Leonardo Luiz Silveira.

A obra apresenta diversas reflexões sobre os desafios e oportunidades que se apresentam na atualidade em relação à conservação e preservação da paisagem e do lugar. Por isso, o escritor destaca que a leitura do livro é direcionada a todos aqueles que se interessam pelo tema, desde estudantes e profissionais das áreas de arquitetura, urbanismo e geografia até leitores interessados em compreender as relações entre o homem e o meio ambiente.

"A obra transita pela literatura e pelas artes buscando apresentar as representações como versões e não como portadores de uma mítica verdade”, relata Leonardo Luiz Silveira

“A narrativa do livro possui uma cadência na qual a temporalidade norteia a apresentação das temáticas. Os capítulos iniciais contemplam as abordagens mais tradicionais que vão sendo quebradas pelos pressupostos de correntes advindas de grandes rupturas paradigmáticas que se manifestaram no seio das ciências humanas, com reverberações notáveis para a geografia”, comenta Leonardo.

Da tradição ao ineditismo

O rompimento – explica o pesquisador – “com a tradição paisagística saueriana, de foco material, é um ponto importante da abordagem textual; a partir da transcendência da abordagem saueriana, abre-se um leque de opções epistemológicas que faz com que a narrativa passe a considerar a perspectiva simbólica e relacional como baluartes da indissociabilidade mente-matéria”, afirma Leonardo.

A tradição paisagística saueriana, conforme esclarece o servidor, é uma abordagem da geografia cultural que foi desenvolvida pelo geógrafo americano Carl Sauer. Segundo essa tradição, as paisagens culturais são formadas pela interação entre as sociedades humanas e o ambiente natural ao longo do tempo, gerando um resultado único e específico de cada lugar.

WhatsApp Image 2023 05 15 at 20.44.54Ao longo das 790 páginas, o autor analisa minuciosamente ao longo do livro a história e a evolução dos conceitos de paisagem e lugar, evidenciando sua fundamental importância para a compreensão da relação entre a natureza e os seres humanos. Os s desafios da conservação da paisagem e do lugar na atualidade também são abordados no título
Teste

Para o autor, as reflexões vão além dos limites mal definidos da geografia e estabelecem conexões notáveis com disciplinas como história, antropologia, sociologia, filosofia, literatura e história da arte. Sua análise densa indica que o público-alvo deve ter um conhecimento prévio em leitura acadêmica.

“Contudo, os capítulos apresentam cortes de interesse que podem ser explorados, a partir de centralidades discursivas tais como a religião, o patrimônio, o folclore, o pós-modernismo e reflexões sociais como raça e cultura. Do ponto de vista estritamente acadêmico, o livro ocupa um nicho marcado pelo ineditismo, expresso em sua capacidade em dialogar com literaturas anglófonas recentes não incorporadas no cânone acadêmico nacional. Não é exagero afirmar que o livro transcende a tradição brasileira de leitura da paisagem”, pontua.

"... os capítulos apresentam cortes de interesse que podem ser explorados, a partir de centralidades discursivas tais como a religião, o patrimônio, o folclore, o pós-modernismo e reflexões sociais como raça e cultura. Do ponto de vista estritamente acadêmico, o livro ocupa um nicho marcado pelo ineditismo, expresso em sua capacidade em dialogar com literaturas anglófonas recentes não incorporadas no cânone acadêmico nacional", destaca o escritor e professor do IFNMG-Campus Salinas

Leonardo Luiz Silveira da Silva é formado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), possui mestrado em Relações Internacionais pela PUC-MG e é doutor em Geografia - Tratamento da Informação Espacial também pela PUC-MG.