Portal IFNMG - Câmpus Salinas realiza 1º Workshop do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Tecnológico da Cachaça – CPDTC e Indicação Geográfica da região de Salinas Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Câmpus Salinas realiza 1º Workshop do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Tecnológico da Cachaça – CPDTC e Indicação Geográfica da região de Salinas

Publicado: Sexta, 16 de Maio de 2014, 09h18 | Última atualização em Sexta, 16 de Maio de 2014, 09h31

 

Mesa de honra com presença da Diretoria do Câmpus, da Reitoria e parceiros do evento.

Realizado no Centro de Convenções da cidade nos dias 08 e 09 de maio, o 1º Workshop para o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Tecnológico da Cachaça – CPDTC e Indicação Geográfica da região de Salinas teve a participação de professores, acadêmicos do câmpus, comerciantes e produtores de cachaça da região.

Sob coordenação do professor Dsc. Oscar William Barbosa Fernandes, foram apresentadas palestras sobre as pesquisas realizadas na área da cachaça pelos professores Doutores do câmpus Oscar, Edilene Alves Barbosa, Magalhães Teixeira de Souza, Thiago Moreira Santos, Daniela Caetano Cardoso e Rosimeire Alves Guimarães . Após cada palestra foi aberta discussão sobre o assunto abordado com participação de todos os presentes.
Palestraram também o Presidente da APACS (Associação dos Produtores Artesanais de Cachaça de Salinas) Eilton Santiago que falou sobre planejamento estratégico, e o consultor em indicação geográfica, Marcos Fabrício Welge.

Diretora Geral Maria Araci explana sobre a importância do workshop e participação de todos.

No dia 09 foi realizada discussão de grupos de trabalho no Auditório do câmpus. O Analista Técnico do SEBRAE/MG Filomeno Junior coordenou a discussão sobre a identificação e articulação entre demanda e expertises para os produtores. O professor Doutor da UFOP Rogélio Lopes Brandão coordenou a discussão sobre a criação do CPDTC para os docentes.

Segundo Rogélio o importante é conseguir retirar as ideias do papel e poder concretizá-las. "Isso será possível com a ajuda dos responsáveis políticos e administrativos para fazer esse sonho virar realidade. Salinas é o local onde essa iniciativa deve ser consolidada devido a sua importância econômica mas sem excluir as outras regiões", afirmou o professor.

Participaram acadêmicos do câmpus, professores, produtores de cachaça e comerciantes.

O objetivo da realização do Workshop é o fortalecimento do Arranjo Produtivo Local (APL) da cachaça de alambique da região de Salinas, que será realizado através da institucionalização de um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Tecnológico da Cachaça – CPDTC. Dentre suas funções está a consolidação do IFNMG - Câmpus Salinas como centro de referência de estudos focados na cadeia produtiva da cachaça, contribuindo assim para a expansão do aprendizado e a transferência do conhecimento científico e tecnológico em linguagem adequada ao setor produtivo.

Além disso o Workshop buscou reforçar a disseminação do conhecimento sobre indicação geográfica e o engajamento da população em relação a esse tema.

O evento foi realizado pelo IFNMG - Câmpus Salinas, APACS e UFOP com apoio do SEBRAE/MG, Prefeitura Municipal de Salinas e patrocínio da CEMIG.

Confira abaixo mais fotos do evento:

Palestrante Eilton Santiago.

Palestra do professor Dsc. Oscar William Barbosa Fernandes.

Palestra da professora Dsc. Edilene ALves Barbosa.

Palestra do professor Dsc. Magalhães Teixeira de Souza.

Palestrante professor Dsc. Thiago Moreira dos Santos.

Palestrante professora Dsc. Daniela Caetano Cardoso.

 

Professora Dsc. Rosimeire Alves Guimarães em sua palestra. 

Consultor em Indicação Geográfica Marcos Fabrício Welge.

 

 

Fim do conteúdo da página