Portal IFNMG - Campus Salinas tem trabalhos premiados no III SIC Ir direto para menu de acessibilidade.

Campus Salinas tem trabalhos premiados no III SIC

Publicado: Sexta, 21 de Março de 2014, 08h04 | Última atualização em Sexta, 21 de Março de 2014, 08h04

Alunos do campus durante apresentação no III SIC.

Mais uma vez o Câmpus Salinas participa com sucesso do Seminário de Iniciação Científica do IFNMG. Na III edição do SIC, realizada no período de 12 a 14 de março no IFNMG - Câmpus Januária, o Câmpus Salinas contou com a participação de 70 estudantes, acompanhados dos Professores Gabriel Domingos Carvalho (Diretor de Pesquisa, Pos-Graduação e Inovação do IFNMG Câmpus Salinas), e Ricardo Magalhaes Dias Cardozo (Diretor de Ensino do IFNMG).

Além das palestras e minicursos, os participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências com pesquisadores de outros campi e também de outras instituições, promovendo uma integração entre pesquisadores de outras instituições e agências de fomento, atualizando conhecimentos e promovendo futuras parcerias para o desenvolvimento da pesquisa a nível regional.

Este ano, foi incluída na programação científica e tecnológica, o I Prospectar Pesquisa do IFNMG, que foi uma oportunidade de discussão sobre os rumos da pesquisa e inovação no IFNMG. Estiveram presentes no evento representantes de outras instituições, assim como a FAPEMIG e FUNARBE.

O evento teve como objetivo a divulgação dos resultados dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos no âmbito do IFNMG, bem como ressaltar a importância da iniciação científica da pesquisa na vida dos estudantes e professores pesquisadores nas diversas áreas do conhecimento abrangidas pelo IFNMG.

Na III Mostra de Trabalhos Científicos do IFNMG, onde foram apresentados os resultados de trabalhos de pesquisa desenvolvidos no nosso Instituto, o Campus Salinas teve seis trabalhos classificados como os melhores das suas áreas. Foram eles:

- Perfil hematológico de cavalos da raça Quarto de Milha submetidos à competição de Team Penning
Maria Vitória Gonçalves Pereira Jatobá, Kayo Elisiário Pereira Mato, Cirilo Henrique de Oliveira, Leonardo Lara e Lanna

- Estudo epidemiológico de enteroparasitos em quatro bairros do município de Salinas – MG
Felipe Augusto Soares, Andressa Souza Xavier, Fabíola Mendes dos Santos, Cirilo Henrique de Oliveira, Filipe Vieira Santos de Abreu

- Caracterização dos produtores artesanais de queijo cozido no Mercado Municipal de Salinas/MG e da microbiota láctica com potencial de aplicação tecnológica
Rafael Santana Mendes, Gabriela Silveira da Silva, Derek Ferreira Freitas, Thiago Moreira dos Santos

- Isolamento e caracterização fenotípica e bioquímica das bactérias ácido-lácticas de queijos cozidos comercializados no Mercado Municipal de Salinas, Minas Gerais
Gabriela Silveira da Silva, Derek Freitas Ferreira, Rafael Santana Mendes, Leonarda Rocha Magalhães, Thiago Moreira dos Santos

- A luta geraizeira: territorialidade e meio ambiente
Luiz Antônio Teixeira Neto, Hélio Fernandes Ferreira Filho, Rogério Alves de Amorim, Fabiano Rosa de Magalhães

- Guardiões do Cerrado: questão territorial e identidade dos geraizeiros do Alto Rio Pardo – norte de Minas Gerais
Hélio Fernandes Ferreira Filho, Luiz Antônio Teixeira Neto, Fabiano Rosa de Magalhães, Rogério Alves de Amorim

A Direção do Câmpus Salinas parabeniza os seus estudantes pelo sucesso!

Por prof. Gabriel Domingos Carvalho.