Portal IFNMG - CNPq aprova projeto elaborado por equipe de professores do IFNMG- Campus Salinas Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

CNPq aprova projeto elaborado por equipe de professores do IFNMG- Campus Salinas

Publicado: Terça, 25 de Fevereiro de 2014, 09h56 | Última atualização em Quarta, 26 de Fevereiro de 2014, 09h26

 

 Equipe que desenvolveu o projeto.

O projeto elaborado pelos professores do Campus Salinas "Fortalecimento do Arranjo Produtivo Local (APL) da Cachaça de Alambique em Salinas, Minas Gerais" foi aprovado pelo CNPq e será coordenado pelo professor Dr. Oscar William Barbosa Fernandes. Participam do projeto os professores Edilene Alves Barbosa, Thiago Moreira dos Santos, Magalhães Teixeira de Souza, Daniela Caetano, Rosemeire Alves Guimarães, Fabrício Silveira Santos, Andréia de Paula Viana, Edilson Jardim Viana, Fernando Barreto Rodrigues, Felipe Cimino Duarte, Roberta Magalhães Dias Cardozo*, que conta também com a colaboração do professor Dr. Rogélio Lopes Brandão da Universidade Federal de Ouro Preto. A UFOP tem parceria de longa data com o IFNMG - Campus Salinas, quando foi coordenador do DINTER em CIências Biológicas.

A principal ação envolvida neste projeto será a implantação de projetos piloto de irrigação de canaviais via poços artesianos, bem como o monitoramento sistemático de safras produtivas através de análises laboratoriais.

"De forma específica o projeto aprovado vai implementar projetos-piloto de irrigação de canaviais para aumento de produtividade agrícola; bem como disponibilizar mudas de qualidade a serem cultivadas nos projetos-piloto irrigados, com concomitante acompanhamento do desenvolvimento da cultura. Uma vez formado o canavial (provavelmente em 2015) serão ainda avaliadas as condições de produção de cachaça dos produtores associados à APACS, desenvolvendo projetos de adequação dos processos produtivos às exigências legais com introdução de Boas Práticas de Fabricação. Esta última ação tem por objetivo garantir que a matéria prima obtida por irrigação, seja processada em condições ainda melhores", informou o professor Oscar.

Outro beneficiário desta ação será o próprio IFNMG-Campus Salinas que terá incrementada a sua condição para a realização de análises físico-químicas e sensoriais dos produtos obtidos da região de Salinas e demais localidades.

Colaboração professor Dr. Oscar William Barbosa Fernandes.

*A matéria foi corrigida em 26/05.

Fim do conteúdo da página