Portal IFNMG - Alunos do 2º ano integrado do Campus Salinas realizam visita técnica à usina hidrelétrica de Irapé Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 19 de Fevereiro de 2014, 15h45 | Última atualização em Quarta, 19 de Fevereiro de 2014, 15h45

Casa de força da hidrelétrica de Irapé

Nos dias 22, 24 e 30 de janeiro e 04 de fevereiro os alunos do 2º ano dos cursos integrados em Agroindústria, Agropecuária e Informática, realizaram visita técnica à Usina Hidrelétrica de Irapé. A visita, atividade didática interdisciplinar, foi uma oportunidade para identificar as etapas de geração de energia, identificando processos que levam à sua conservação; bem como vivenciar na prática os conteúdos apreendidos em sala de aula.

Turma K/N e a professora Wânia (de verde à direita)

A Usina Hidrelétrica Presidente Juscelino Kubitschek, ou Usina de Irapé, foi construída no Rio Jequitinhonha, abrangendo terras dos municípios de Grão Mogol, Berilo, Cristália, Botumirim, José Gonçalves de Minas, Turmalina e Leme do Prado. Inaugurada em 2006 a usina possui uma potência nominal, com uma capacidade instalada de 390 megawatts.

Turma J/L em visita à hidrelétrica

A usina, sob concessão da Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG - está entre as usinas mais modernas instaladas no Brasil, possui a barragem mais alta do país e uma das mais altas do mundo, com 208 metros.

Turma Q/O do 2º ano do campus

Os alunos foram acompanhados pelos professores do Campus Santina Mendes, Patrícia Ramires, Fabiano Rosa, Marcelo Rossi, Janete Lopes e Wânia Silvinha e por funcionários da CEMIG, conheceram o todo o processo de construção da barragem, o funcionamento da usina e da geração da energia hidrelétrica; bem como os impactos gerados por esta ação.

A visita foi um recurso buscado pelos professores que possibilitou aos alunos perceberem a aplicabilidade das diversas ciências e saberes.

Colaboração da professora Wânia Silvinha.