Portal IFNMG - Alunos do 2º ano integrado do Campus Salinas realizam visita técnica à usina hidrelétrica de Irapé Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Alunos do 2º ano integrado do Campus Salinas realizam visita técnica à usina hidrelétrica de Irapé

Publicado: Quarta, 19 de Fevereiro de 2014, 15h45 | Última atualização em Quarta, 19 de Fevereiro de 2014, 15h45

Casa de força da hidrelétrica de Irapé

Nos dias 22, 24 e 30 de janeiro e 04 de fevereiro os alunos do 2º ano dos cursos integrados em Agroindústria, Agropecuária e Informática, realizaram visita técnica à Usina Hidrelétrica de Irapé. A visita, atividade didática interdisciplinar, foi uma oportunidade para identificar as etapas de geração de energia, identificando processos que levam à sua conservação; bem como vivenciar na prática os conteúdos apreendidos em sala de aula.

Turma K/N e a professora Wânia (de verde à direita)

A Usina Hidrelétrica Presidente Juscelino Kubitschek, ou Usina de Irapé, foi construída no Rio Jequitinhonha, abrangendo terras dos municípios de Grão Mogol, Berilo, Cristália, Botumirim, José Gonçalves de Minas, Turmalina e Leme do Prado. Inaugurada em 2006 a usina possui uma potência nominal, com uma capacidade instalada de 390 megawatts.

Turma J/L em visita à hidrelétrica

A usina, sob concessão da Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG - está entre as usinas mais modernas instaladas no Brasil, possui a barragem mais alta do país e uma das mais altas do mundo, com 208 metros.

Turma Q/O do 2º ano do campus

Os alunos foram acompanhados pelos professores do Campus Santina Mendes, Patrícia Ramires, Fabiano Rosa, Marcelo Rossi, Janete Lopes e Wânia Silvinha e por funcionários da CEMIG, conheceram o todo o processo de construção da barragem, o funcionamento da usina e da geração da energia hidrelétrica; bem como os impactos gerados por esta ação.

A visita foi um recurso buscado pelos professores que possibilitou aos alunos perceberem a aplicabilidade das diversas ciências e saberes.

Colaboração da professora Wânia Silvinha.

 

Fim do conteúdo da página