Portal IFNMG - Estudantes de Biologia participam de Visita Técnica à Praia do Forte, Bahia Ir direto para menu de acessibilidade.

Estudantes de Biologia participam de Visita Técnica à Praia do Forte, Bahia

Publicado: Sexta, 14 de Fevereiro de 2014, 09h37 | Última atualização em Sexta, 14 de Fevereiro de 2014, 09h37

Visita monitorada à base do Projeto Tamar da Praia do Forte, BA.

Os estudantes do 2º, 4º e 6º períodos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFNMG Câmpus Salinas realizaram uma visita técnica à Praia do Forte, na Bahia, entre os dias 6 e 9 de fevereiro. A visita foi interdisciplinar e contemplou conteúdos das disciplinas de Zoologia de Vertebrados, Zoologia de Invertebrados, Ecologia, Botânica e Evolução.

Na oportunidade, os acadêmicos visitaram a principal base do Projeto de Conservação das Tartarugas Marinhas (Projeto TAMAR), onde estudaram detalhadamente os impactos que estes animais têm sofrido, bem como sua fisiologia, anatomia e comportamento. A visita foi acompanhada por Biólogos e guias do TAMAR. Assim, eles puderam vivenciar na prática a dinâmica de um projeto de conservação. No fim da tarde puderam também acompanhar a soltura de uma tartaruga marinha.

Médica Veterinária do Projeto Tamar Luciana Veríssimo e Filipe Abreu, Professor IFNMG, em um flagrante de desova de tartaruga marinha na Praia do Forte.

Na Praia do Forte puderam também caminhar sobre arrecifes de coral para conhecer a fauna e a flora associadas a estes ambientes marinhos.
Os estudantes visitaram também diferentes ecossistemas costeiros, aos quais, até o momento da visita, só conheciam por fotos e vídeos. Para isso, exploraram uma reserva da Mata Atlântica, a Reserva da Sapiranga, onde conheceram um fragmento de manguezal e vegetação de restinga.

Devido a seu caráter interdisciplinar, a visita técnica foi acompanhada por quatro professores de diversas áreas, como a Profª Tatianne Gizelle Marques Silva (coordenadora da visita), o Prof. Filipe Vieira Santos de Abreu, o Prof. Gabriel Domingos Carvalho e a Profª. Michellia Pereira Soares. A visita também contou com a colaboração do estudante Jefferson Bruno Bretas S. de Oliveira na organização das atividades. Os estudantes foram divididos em grupos, com temáticas diferentes sobre os assuntos que estavam sendo abordados ao longo da viagem.

Estudantes e professores em visita à Reserva da Sapiranga, área protegida de Mata Atlântica.

No último dia de atividades, após visitar o Parque Histórico e Cultural, que compreende as ruínas da Casa da Torre (Castelo Garcia D'Ávila) e um sítio arqueológico, os grupos de estudo apresentaram, por meio de teatro, atividades recreativas e gincanas, uma revisão dos conhecimentos adquiridos durante os três dias de visitas.

A viagem foi muito proveitosa, como se percebe no depoimento da aluna Maria Stela Guimarães do 2º período: “Tudo é muito lindo e diferente do que estamos acostumados na região do Cerrado. As adaptações de cada ser vivo para cada ambiente são impressionantes! Fiquei emocionada e aprendi muita coisa!”

Apresentação dos trabalhos finais, sob a sobra de uma gameleira secular, no Parque Histórico e Cultural do Castelo Garcia D’Ávila.

Por Prof. Filipe Vieira S. de Abre (Coordenador do Curso de Ciências Biológicas) e Prof. Gabriel Domingos Carvalho (Diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação).