Portal IFNMG - Subprojeto de Biologia - PIBID realiza mostra de kits Pedagógicos no campus Ir direto para menu de acessibilidade.

Subprojeto de Biologia - PIBID realiza mostra de kits Pedagógicos no campus

Publicado: Sexta, 21 de Junho de 2013, 09h55 | Última atualização em Sexta, 21 de Junho de 2013, 09h55

Alunos do campus visitaram a mostra durante todo o dia.

O subprojeto de Biologia - PIBID / CAPES realizou no dia 06 de junho a “1ª Mostra de Kits Pedagógicos”. O evento foi organizado pela coordenação do subprojeto, na pessoa do professor Fernando Barreto, supervisoras das escolas de Educação Básica, as professoras Adna e Alci e acadêmicos que o compõe.

A mostra teve como objetivo apresentar à comunidade IFNMG – Campus Salinas materiais confeccionados pelos bolsistas que poderão ser utilizados em aulas de Ciências Naturais e Biologia nas instituições de educação em que os mesmos atuam.

Professora Adna e alunas durante a mostra.

Foram apresentados Kits através de diversas metodologias de ensino que mostraram uma opção prática e diferenciada para professores que atuam na Educação Básica. Mostrou-se, ainda, a utilidade dessas metodologias nas demais disciplinas que integram o currículo e a possibilidade de conjugar Ciências Naturais/Biologia com outras disciplinas através de um trabalho interdisciplinar. Além disso, os jogos permitiam a realização de adaptações de uso com vistas a atender outras especificidades do ensino.

Os temas abordados e seus autores foram: Embriologia (Ivani e Joseli), Citologia (Cirilo e Liliam), Memória Animal (Geórgia e Juliana), Microorganismos (Gabriela e Vanessa), Parasitologia (Lêda e Robson), Luz e visão ( Andréia, Maurícia, Camila e Fabíola), Vertebrados (Fábia e Osmara), Habitat Natural (Amanda e Renata), Microbiologia (Ana Luíza e Lauany), Síntese de Proteínas (Andressa e Jéssica).

Professora Giuliana e o coordenador Fernando Barreto.

O evento estava previsto para acontecer no horário de 07h às 16h 40 min., porém, devido ao sucesso do acontecimento, visitantes  solicitaram a apresentação no período noturno. Neste sentido, a mostra se estendeu de 19h às 20h no salão da biblioteca do IFNMG - Campus Salinas.

Compareceram professores do campus, Direção, funcionários, alunos do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio e dos cursos superiores, além dos coordenadores do PIBID (incluindo os coordenadores dos subprojetos) e supervisores das escolas atendidas pelo programa.

"Foi perceptível a satisfação de todos os visitantes. Professores discorreram acerca da importância da divulgação de métodos pedagógicos que visam à melhoria das aulas. Segundo os mesmos, o evento mostrou de forma muito cuidadosa e planejada a importância destes momentos de aprendizagem que possuem caráter prático e lúdico, pois chamam a atenção para os assuntos que muitas vezes são tratados apenas de maneira abstrata, além de auxiliarem na formação cognitiva aliada à prática", afirmou Fernando Barreto, coordenador do subprojeto.

"Os alunos expressaram grande interesse pelos temas a partir do momento em que conheceram os materiais e participaram dos jogos, atividades práticas e experimentos. Disseram que se as aulas fossem planejadas com aquelas ferramentas, seriam muito mais interessantes e proveitosas" completou o coordenador.

Decoração da Biblioteca para a mostra de kits.

Todos os envolvidos no evento foram parabenizados pela importância deste  procedimento inovador de ensino. A direção do IFNMG - Campus Salinas, que esteve no local, demonstrou satisfação pelo trabalho que o PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- vem desenvolvendo e enfatizou a importância do mesmo para a instituição e na formação de futuros professores.

Com colaboraçaõ de Fernando Barreto.