Portal IFNMG - Coordenadores do PIBID participam do I Fórum Regional do PIBID do Norte de Minas e Vales do Jequitinhonha e do Mucuri Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 20 de Junho de 2013, 10h18 | Última atualização em Quinta, 20 de Junho de 2013, 10h18

Grupo de coordenadores e supervisores no fórum.

A coordenação e os supervisores do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo a Docência – Pibid - no IFNMG Campi Januária e Salinas, participaram do 1º Fórum Regional do Pibid do Norte de Minas e dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, organizado por meio de uma parceria entre o IFNMG, Campi Januária e Salinas, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e a  Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), no dia 14 junho, no campus da Unimontes, em Montes Claros.

Com o tema central  "O Pibid como política de articulação na formação docente nas instituições de educação superior" o evento foi concebido com o propósito de promover a troca de experiências entre as instituições que articulam e implementam o Pibid no Norte de Minas Gerais e nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, visando refletir sobre o Programa como política de articulação e desenho estratégico de formação docente no âmbito das instituições de ensino superior.

O Fórum contou com a participação de, aproximadamente, 300 pessoas entre dirigentes, professores e alunos das instituições parceiras. As atividades foram organizadas por meio de mesas redondas com a participação dos pró-reitores de ensino/graduação, coordenadores institucionais das três instituições e do professor da UFMG Wagner Ahmad Auarek.  À tarde, o evento prosseguiu com reuniões dos grupos de trabalho por áreas temáticas.
Estiveram presentes, nesse evento, os coordenadores institucionais do PIBID: Cristiane França (UEMG), Flávio César Freitas Vieira (UFVJM), Ricardo Magalhães Dias Cardozo (IFNMG - Salinas), Iza Manuella Aires Cotrim (IFNMG – Januária) e Silvana Diamantino França (Unimontes); o professor Wagner Ahmad Auarek, representante da UFMG; a professora Ramone Maria Silva Reis Oliveira, pró-reitora de Ensino do IFNMG; professor João Felício Rodrigues Neto, pró-reitor de Ensino da Unimontes; professora Francely Aparecida dos Santos, pró-reitora adjunta de ensino, e o professor Antonio Wagner Veloso Rocha, diretor do Centro de Ciências Humanas da Unimontes.

A equipe do Pibid no IFNMG - Campi Januária e Salinas, cientes deste momento ímpar, unem-se às equipes gestoras do Programa na região comprometidas com a qualidade e equidade da educação, com olhares voltados para a realidade da escola pública e para os currículos de formação de professores. Essa iniciativa contribui para o desenvolvimento  de ações pedagógicas que consolidem as boas práticas já existentes, buscando a promoção do direito de aprender de cada futuro professor, criança e jovem sob a nossa responsabilidade.

Por Giuliana de Sá.