Portal IFNMG - Campus Salinas participa de pré-conferência dos Geraizeiros do Alto do Rio Pardo Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 06 de Junho de 2013, 09h54 | Última atualização em Quinta, 06 de Junho de 2013, 09h54

Servidores e alunos do campus com os geraizeiros em pré-conferência.

Instituições convidadas e representantes de diversas comunidades geraizeiras se reuniram na comunidade de Cabeceira de Macaúbas, Novo Horizonte, para discutir sobre os diversos conflitos envolvendo as empresas da monocultura de eucalipto e mineradoras, além da grilagem de terras e a degradação ambiental que atingem algumas comunidades tradicionais da região do Alto do Rio Pardo. No final do encontro as lideranças definiram as estratégias para a unificação de suas lutas.

Dentre as instituições convidadas estavam o Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA) e o Instituto Federal do Norte de Minas – Campus Salinas. O CAA já vem desenvolvendo uma parceria com as comunidades tradicionais.

Grupo durante reunião que definiu estratégias para unificação da luta.

O IFNMG – Campus Salinas esteve representado pelos servidores: Elcio José do Nascimento, Fabiano Rosa de Magalhães, Filipe Vieira e Rogério Alves de Amorim e os alunos bolsistas (Programa CNPq/Fapemig), Hélio Fernandes Ferreira Filho e Luiz Antônio Teixeira Neto, além dos alunos Glauson Wesley Lacerda Dutra e Wêudson Alves Mendes, todos do 3º ano do Ensino Médio Integrado.

"Nossa inserção junto ao movimento dos geraizeiros vem se consolidando, sobretudo em função da nossa preocupação em compreender e auxiliar as comunidades tradicionais da região do Alto do Rio Pardo. Por ora já desenvolvemos um projeto de pesquisa, com alunos bolsistas vinculados, além de um grupo de estudos de Sociologia Rural", afirmou o professor Fabiano.

"Em função desta nossa inserção, acreditamos que iremos abrir perspectivas de atuação para o Instituto. Uma das necessidades seria a construção de um encontro para a discussão sobre as comunidades tradicionais e a questão agrária no Norte de Minas", completou o professor.

Com colaboração do professor Fabiano.