Portal IFNMG - Acadêmicos de Engenharia Florestal do Campus Salinas visitam fazenda pertencente ao Grupo União Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Acadêmicos de Engenharia Florestal do Campus Salinas visitam fazenda pertencente ao Grupo União

Publicado: Quarta, 29 de Maio de 2013, 15h32 | Última atualização em Quarta, 29 de Maio de 2013, 15h39

No dia 24/05 os calouros e veteranos (1° e 7° períodos) do curso de Engenharia Florestal realizaram visita técnica à uma propriedade situada no município de Grão Mogol, pertencente ao Grupo União de Salinas.

Acadêmicos da Engenharia Florestal em visita ao Grupo União


Na oportunidade, os acadêmicos puderam verificar na prática o desempenho dos diferentes materiais genéticos de Eucalytptus no tocante a produtividade, resistência a pragas e qualidade da madeira para geração de energia na forma de cavacos, preservação em autoclave e produção de carvão vegetal. Aspectos técnicos relacionados ao processo de carvoejamento também foram abordados, onde foi possível identificar as características da madeira e de condução do processo de carbonização que possibilitam obter um produto com melhor padrão de qualidade.

Coleção de material genético ex situ 

 

 

Madeira enleirada para secagem

 

Preenchimento do forno

 

Forno artesanal utilizado na carbonização da madeira

 

 

 

A visita foi uma atividade complementar do conteúdo abordado na disciplina de "Tecnologia da Madeira", que oferece aos acadêmicos a possibilidade de conhecer as principais propriedades físicas e mecânicas da madeira e sua relação com o produto final.

O professor Wagner Patrício de Sousa Júnior, que leciona a disciplina, juntamente com o professor Vinicius Orlandi, coordenador de extensão, avaliaram a atividade como “uma grande oportunidade de estreitar a relação de intercambio de conhecimento técnico entre o Instituto e empresas que tem relação com o setor florestal, possibilitando aos acadêmicos visualizar a aplicação do conteúdo teórico abordado dentro da Instituição, assim como o grande potencial que a Silvicultura possui para contribuir com o desenvolvimento regional”.

Fim do conteúdo da página