Portal IFNMG - Grupo de estudos do Campus Salinas visita acampamento Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Grupo de estudos do Campus Salinas visita acampamento

Publicado: Quarta, 22 de Maio de 2013, 10h24 | Última atualização em Quinta, 23 de Maio de 2013, 08h08

Os servidores do Campus Salinas, Fabiano Magalhães (Prof. de Sociologia) e Rogério Amorim (Mestre de Edificação e Infraestrutura), juntamente com os bolsistas de Iniciação Científica, convênio CNPq/FAPEMIG, Hélio Fernandes Ferreira Filho e Luiz Antônio Teixeira Neto, além da aluna do Curso de Engenharia de Alimentos, Clara Mariana Gonçalves Lima que é voluntária no projeto, estão desenvolvendo estudos no sentido de compreender a estrutura fundiária e a situação das comunidades geraizeiras da região do Alto Rio Pardo.

Reunião do acampamento de geraizeiros de Montezuma-MG


Até o momento já se constatou que existem diversos conflitos entre as comunidades geraizeiras e as grandes empresas de monoculturas de eucalipto e, agora, com as empresas mineradoras. As comunidades foram vítimas no processo de expansão da monocultura do eucalipto, muitas perdendo os territórios que já eram utilizados desde tempos remotos.

Cozinha coletiva improvisada

Uma boa parte destas áreas são terras devolutas existe um conflito de disputas destas. Algumas destas áreas devolutas estão ainda em posse das empresas cujos contratos de arrendamento já venceram. Por esta razão essas terras são reivindicadas pelas comunidades geraizeiras. Algumas comunidades já fizeram processos de ocupação e solicitaram a destinação das terras para fins de reforma agrária.

Montagem de barracos

Neste sentido é que, na Sexta-feira (10/05), algumas famílias geraizeiras ocuparam uma área devoluta no Município de Montezuma e lá estão acampadas por tempo indeterminado. Em função do referido projeto de pesquisa que estuda a questão agrária, uma equipe composta pelos servidores Filipe Vieira, Fabiano Magalhães e Rogério Amorim foram visitar o acampamento no dia 14 de maio. Aproveitando a oportunidade os referidos profissionais arrecadaram doações em dinheiro, roupas e mantimentos e levaram para as famílias acampadas.

 

Acampados deliberam sobre estratégias da ocupação

A equipe agradece pelas doações recebidas e reafirma a continuidade da pesquisa e acompanhamento da organização dos geraizeiros. Nos próximos dias 25 e 26 haverá uma pré-conferência dos geraizeiros do Alto do Rio Pardo.

 

Texto:  Fabiano Rosa Magalhães (Prof. de Sociologia)  e Rogério Alves Amorim (Mestre de Edificação e Infraestrutura)

Fim do conteúdo da página