Portal IFNMG - Acadêmicos do curso de Ciências Biológicas do Campus Salinas visitam a Estação Ambiental de Machado Mineiro Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 08 de Abril de 2013, 15h54 | Última atualização em Segunda, 08 de Abril de 2013, 16h03

Os acadêmicos da 1ª e 2ª turma do Curso de Ciências Biológicas do IFNMG – Campus Salinas, acompanhados pelo professor Gabriel Domingos Carvalho, visitaram no dia 27 de março, a Estação Ambiental de Machado Mineiro – EAMM, localizada ao lado da Usina Hidrelétrica de Machado Mineiro, no Município de Águas Vermelhas, Minas Gerais, como atividade de encerramento da disciplina Zoologia Comparada de Vertebrados.

Alunos na visita à Estação Ambiental.

A EAMM, através do convênio CEMIG/FADETEC (Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino Tecnológico do IFNMG - Campus Salinas), reproduz, atualmente, quatro espécies de peixes nativos para solturas nos Rios Pardo e Jequitinhonha: Curimbatá (Prochilodus hartti), Piabanha (Brycon sp.), Piapara (Leporinus sp.) e Piau (Leporinus sp.).

Segundo o professor Gabriel, a palestra foi uma oportunidade dos futuros biólogos conhecerem as técnicas de reprodução artificial das espécies nativas de piracema, para solturas nas bacias do Rio Pardo e Rio Jequitinhonha.

Os estudantes foram acompanhados pelo Técnico em Agropecuária, Sandro, formado pelo Campus Salinas. Além de acompanhar as atividades de rotina da Estação, como manejo de tanques, identificação de espécies e reprodução, os estudantes também realizaram peixamento das espécimes reproduzidas na estação.

Alunos realizam peixamento das espécies reproduzidas.

Com colaboração do professor Gabriel D. Carvalho.