Portal IFNMG - Acadêmicos de Engenharia Florestal participam de palestra sobre manejo sustentável de árvores do Cerrado Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 26 de Março de 2013, 10h42 | Última atualização em Terça, 26 de Março de 2013, 10h43

No último dia 14, o pesquisador PhD Aldicir Osni Scariot, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, ministrou a palestra intitulada "Manejo Sustentável de Espécies Arbóreas do Cerrado" no auditório do prédio acadêmico do IFNMG - Campus Salinas. Foram abordados resultados de pesquisas recentes sobre o tema, como produtividade de frutos em função do desmatamento, crescimento de árvores nativas sob influência antrópica e o efeito de técnicas de  manejo sobre a dinâmica de espécies de interesse econômico.

Alunos de Engenahria Florestal e professores assistiram à palestre no campus.

As pesquisas realizadas na região Norte de Minas fazem parte de um projeto maior que objetiva desenvolver conhecimentos para o manejo das espécies exploradas do Cerrado, visando fortalecer e aprimorar as políticas públicas de uso sustentável e conservação do Bioma. Dentro dos trabalhos, foi proposta uma parceria com o IFNMG - Campus Salinas no sentido de colaborar com os estudos da Embrapa, aonde o estudante Breno Souza do curso de Engenharia Florestal foi convidado a participar como bolsista deste projeto.

"A valorização das espécies nativas é de grande importância para sua conservação. Ao se atribuir receitas anuais aos produtos e subprodutos oriundos destas árvores evita-se o desmatamento e incentiva o plantio e o estabelecimento de novos indivíduos', destacou o professor Vinícius Orlandi.

Com colaboração dos professores Marcelo Rossi, Vinícius Orlandi e Wagner Patrício.