Portal IFNMG - Acadêmicos do Campus Salinas realizam IV Seminário das Licenciaturas Ir direto para menu de acessibilidade.

Acadêmicos do Campus Salinas realizam IV Seminário das Licenciaturas

Publicado: Sexta, 15 de Março de 2013, 08h49 | Última atualização em Sexta, 15 de Março de 2013, 08h49

Nos dias 05 e 06 de março aconteceu o IV Seminário das Licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química do IFNMG – Campus Salinas.

Sob a coordenação da professora Hellen Vivian, na disciplina Prática Pedagógica II – Introdução ao Ensino de Ciências -  os acadêmicos apresentaram os resultados de uma pesquisa em escolas da cidade sobre a Sistematização dos Currículos Oficiais de Ciências Naturais e Matemática (PCN’s e CBC’s) por professores da rede pública de educação de Salinas.

A professora Hellen Vivian, coordenadora do seminário, na abertura do evento.

Foram apresentados documentários que versavam sobre o ensino de Ciências Naturais e Matemática na visão de profissionais da educação, alunos e sociedade. Os acadêmicos socializaram, ainda, os resultados de entrevistas com professores sobre o uso desses documentos curriculares no dia-a-dia do seu trabalho, além da análise do seu planejamento anual.

“Interessante destacar que esta é a primeira vez em três anos e meio de seminário das licenciaturas que incluímos alunos em nossa pesquisa. Percebemos que só conseguiríamos alcançar uma percepção mais alargada destas escolas pesquisadas se contássemos com a visão de quem é o principal sujeito da educação e do seu aprendizado: o estudante”, enfatizou a professora Hellen Vivian.

A professora ainda afirmou que trabalharam em uma perspectiva ética em todos os seminários, preservando em sigilo total a identidade das instituições e pessoas envolvidas na pesquisa.

Acadêmicos na apresentação dos resultados de suas pesquisas.

"Agradecemos às escolas pesquisadas, lócus do nosso trabalho e aos seus profissionais que sempre colaboram conosco. Esperamos estreitar cada dia mais os laços deste instituto de educação com as escolas parceiras, afinal, é preciso estender o nosso trabalho à comunidade para torná-la melhor; isso é compromisso social das licenciaturas da nossa instituição”, finalizou a professora.