Portal IFNMG - Turmas das Licenciaturas do IFNMG – Campus Salinas realizaram oficinas interdisciplinares Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 15 de Março de 2013, 08h39 | Última atualização em Sexta, 15 de Março de 2013, 08h39

As turmas de Licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química realizaram no IFNMG – Campus Salinas oficinas que reuniram conhecimentos de Ciências Naturais e Matemática, além de temas transversais como meio ambiente, saúde, ética, dentre outros.

Alunos durante as atividades das oficinas.

Os trabalhos foram baseados nos eixos dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais: (Vida e Ambiente, Ser Humano e Saúde, Terra e Universo e Tecnologia e Sociedade) e no documento curricular de Matemática (Números e Operações, Espaço e Forma, Grandezas e Medidas e Tratamento da Informação). A partir desses oito eixos os acadêmicos desenvolveram oficinas interdisciplinares para o Ensino Fundamental – Anos Finais.A professora do campus Hellen Vivian afirmou que os alunos têm trabalhado através das disciplinas pedagógicas, o ensino de Ciências Naturais e Matemática pautado numa visão multireferrencial do conhecimento.

"Discutimos acerca dos avanços e das limitações no ensino das disciplinas ligadas a essas áreas no Brasil. Baseados nas idéias de Edgar Morin, descobrimos que há uma inseparabilidade entre a parte e o todo, seja dialogicamente ou dialeticamente. Partindo desta premissa, os currículos no Brasil, no limiar de sua transição, deverão estar inspirados no paradigma dos saberes multirreferenciais. Estes currículos, ainda sobre a ótica de um "tecnicismo" moderno, encontram-se, muitas vezes, parcelados, fragmentados, tanto quantitativamente como qualitativamente. Logo, não oferecem, através de suas disciplinas, uma visão do todo e, sobretudo, do conhecimento relacional, capaz de favorecer o diálogo entre os saberes", completou a professora.

As oficinas reuniram conhecimento em diversas áreas.

Hellen ainda afirma que "o pensamento que é complexo não pode ser linear. A complexidade integra os modos simplificadores do pensar e conseqüentemente nega os resultados mutiladores, unidimensionais e reducionistas. Esperamos que os nossos acadêmicos, futuros professores, saiam da nossa instituição com formação capaz de trabalhar nesta perspectiva”, finalizou.