Portal IFNMG - Campus Salinas recebe visita de Professores da Universidade de Coimbra, Portugal e Universidade Federal de Uberlândia Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 05 de Março de 2013, 10h26 | Última atualização em Terça, 05 de Março de 2013, 10h26

No intuito de firmar parcerias interintitucionais e troca de experiências, o Campus Salinas recebeu no dia 27 de fevereiro, a visita dos professores Paulo Nuno Maia de Sousa Nossa, da Universidades de Coimbra, e Samuel do Carmo Lima, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

O prof. Paulo Nuno (direita) e o prof. Samuel do Carmo, ao microfone, em reunião com os servidores

Os professores visitantes foram recebidos pelos dirigentes do campus e foram apresentados para os servidores, professores e técnicos administrativos, em uma reunião conduzida pelo professor Gabriel Domingos Carvalho, Diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, na ocasião representando o Magnífico Reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva.

Nesta ocasião, o Senhor Nivaldo Gonçalves, presidente da APACS - Associação dos Produtores Artesanais de Cachaça de Salinas -  apresentou o Selo de Indicação Geográfica concedido à cachaça de Salinas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Na quinta-feira, dia 28/02, após reunião realizada com a participação dos professores visitantes, juntamente com o Diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Campus Salinas e o Coordenador Institucional do PIBID, foram elaborados os termos de cooperação acadêmica entre as instituições.

As propostas de termos a serem celebrados entre o IFNMG e a Universidade de Coimbra, a Universidade Federal de Uberlândia e a UNIMONTES, foram encaminhados aos respectivos reitores para que apreciem os mesmos e firmem o compromisso de mutua cooperação.

"Esta relação de parceria propiciará a implantação de projetos multi-institucionais, em diversas linhas de pesquisa, como cerrado e recursos hídricos, endemias norte mineiras, comportamento das leishmanioses ibero-americanas, observatórios da saúde nas escolas de ensino fundamental, estudo da evasão e retenção escolar e do potencial turístico e identidade geográfica da cachaça", afirmou o professor Gabriel.

Por Gabriel Domingos Carvalho.