Portal IFNMG - Alunos de Engenharia Florestal do Campus Salinas promoveram ações sociais em município do Norte de Minas Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 19 de Abril de 2012, 15h23 | Última atualização em Quinta, 19 de Abril de 2012, 16h40

Equipe formada pelos alunos e o coordenador Vinícius Orlandi

Os alunos do 5º período da Engenharia Florestal do IFNMG - Campus Salinas participaram do projeto Universitário Cidadão Itinerante 2012, entre os dias 23 e 25 de março deste ano, no município de Cônego Marinho/MG.

As atividades foram coordenadas pelo engenheiro florestal do campus Salinas, Vinícius Orlandi, onde os alunos realizaram minicursos, palestras e capacitações em diversas localidades. Os temas abordados foram: conservação de nascentes e matas ciliares, arborização urbana, prevenção e combate à incêndios florestais, quintal agroecológico e produção de sementes e mudas florestais. O público alvo era composto por agricultores familiares, crianças e estudantes da rede pública.

Nas práticas de campo houve atividades de conscientização da população sobre a importância da conservação de nascentes para manutenção da perenidade dos cursos d'água, através da preservação das matas ciliares e técnicas de controle da erosão.

Os agricultores também foram esclarecidos sobre a adoção de sistemas agroecológicos visando a sustentabilidade na produção de alimentos e matéria prima, sendo contemplados com a construção de uma horta em formato de mandala.

Prática agroecológica desempenhada junto à comunidade

A produção de sementes e mudas foi abordada de forma prática, visando ensinar métodos que representam a base da produção em sistemas agroflorestais. Os alunos do Projovem realizaram o plantio de mudas de espécies arbóreas na praça, rua e escola, seguindo as orientações técnicas da arborização urbana.

"Esta foi mais uma chance que os acadêmicos tiveram para conhecer a realidade do norte mineiro e propor alternativas para a comunidade no sentido de melhorar as perspectivas de vida com a divulgação de práticas conservacionistas e sustentáveis", afirmou Vinícius Orlandi.

Arborização em escola da cidade

Novamente o IFNMG teve a oportunidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações carentes do Norte de Minas com a realização de ações sócio-ambientais.

Com colaboração do professor Vinícius Orlandi.