Portal IFNMG - Alunos se preparam para 3ª Feira Científico – Cultural Ir direto para menu de acessibilidade.

Alunos se preparam para 3ª Feira Científico – Cultural

Publicado: Terça, 12 de Abril de 2011, 13h18 | Última atualização em Terça, 12 de Abril de 2011, 13h39

A 3ª Feira Científico – Cultural do Campus Salinas acontecerá dia 27 de maio, no horário das 8h às 11h15; das 14 às 17h30 e das 19h às 21h, no próprio campus. A inscrição dos grupos será realizada pelo professor orientador até o dia 20 no Setor de Supervisão Pedagógica, onde também poderá ser retirado o formulário de inscrição.

Este ano a feira explora o tema “Sustentabilidade e Meio Ambiente” e busca despertar nos alunos do Curso Técnico o interesse pela ciência e ressaltar a importância do uso responsável dos recursos naturais. Além disso, a feira proporciona ao aluno a aplicação prática do conhecimento teórico adquirido em sala de aula, estimulando-o na busca do conhecimento e na pesquisa para desenvolver seu trabalho.

Confirmando a importância desse evento e os benefícios no aprendizado que ele proporciona aos , segue abaixo texto enviado por uma aluna sobre a Feira Científico – Cultural do campus:

“Feira Científico-Cultural: Integração entre Ensino, Produção Científica e Sociedade

A feira científico-cultural, realizada no IFNMG – Campus Salinas é um grande exemplo da integração que se pode fazer a partir do estímulo à pesquisa e desenvolvimento desta. São contemplados neste evento a educação e aprendizado adquiridos pelos estudantes, a produção de conhecimento que pode ser aplicado no dia-a-dia e o ganho repassado à sociedade a partir do desenvolvimento da educação.

Em eventos como uma feira de ciências, os estudantes têm a oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula. Desta forma pode-se fazer o intercâmbio entre teorias repassadas pelos professores, as experiências pessoais e interpretações particulares dos alunos. Mais do que materializar tal conhecimento, este evento propicia que se faça uso deste como ferramenta para solucionar problemas práticos do cotidiano. É aí que entra a produção científica.

Mais do que propor usos práticos do conhecimento adquirido na escola, é necessário que se desenvolvam métodos específicos e eficientes para a aplicação destes. A sistematização exigida para se apresentar uma idéia num um evento como uma feira de ciências faz com que o estudante se preocupe com a clareza e viabilidade do que será apresentado, dando credibilidade à sua produção. Logo os participantes são estimulados a fazer uso dos métodos científicos.

A sociedade em geral também é beneficiada por eventos como este. Além da produção de conhecimento e desenvolvimento da educação, já mencionados, a população local tem a oportunidade de entrar em contato com o que está sendo produzido. Isso provoca a disseminação das técnicas desenvolvidas pelos estudantes de forma democrática e gratuita.

A integração entre população local, estudantes e instituição, que também pode ser pensada como integração entre sociedade, produção científica e ensino, beneficia a todos. A feira de ciências é uma importante ferramenta para a produção e disseminação do conhecimento e deve ser incentivada para que a educação brasileira se desenvolva de forma democrática e eficaz.”

Angélica Lorena dos Santos Oliveira

Acadêmica do 3º período do curso de Engenharia Florestal IFNMG – Campus Salinas

Confira as fotos da 2ª Feira Científico – Cultural na galeria de fotos.

Leia o regulamento e inscreva seu projeto!