Portal IFNMG - Projeto de Extensão: "Araçuaí em Cores: Reciclando e Recriando" Ir direto para menu de acessibilidade.

Projeto de Extensão: "Araçuaí em Cores: Reciclando e Recriando"

Publicado: Terça, 10 de Novembro de 2020, 17h15 | Última atualização em Terça, 17 de Novembro de 2020, 06h32
imagem sem descrição.

O projeto intitulado “Araçuaí em Cores: reciclando e recriando” coordenado pelo docente Harley Alves Lima propõe o desenvolvimento de oficinas de reciclagem de papel e produção de tintas de terra, a partir de papéis descartados e pigmentos derivados das tonalidades de solos regionais.

O objetivo é desenvolver a consciência ambiental e a sensibilidade artística dos participantes, advindos de grupos comunitários e escolas públicas da microrregião de Araçuaí. Trata-se de uma proposta pedagógica de desenvolvimento social e educacional, que envolve a difusão de tecnologias sociais, o estímulo à produção artística e a consciência ambiental.

Em virtude de cenário de pandemia, as ações estão sendo desenvolvidas de forma remota, disponibilizadas através da página de Instagram do projeto.

Dentre estas ações citamos:

• Oficinas de capacitação dos bolsistas;
  • Produções de conteúdos didático-pedagógicos acerca dos saberes e fazeres da reciclagem de papel, fabricação de tintas de terra e produção artística (pintura);
  • Oficina de reciclagem de papel;
  • Oficina de fabricação de tintas de terra;
  • Oficina de criação artística/pintura com tintas de terra em papel reciclado;
  • Exposição de telas (pinturas) produzidas nas oficinas do projeto;

Diante das perspectivas acerca do estudo, espera-se que o desenvolvimento do projeto oportunize aos participantes a vivência criativa do fazer artístico, bem como o despertar crítico da consciência socioambiental. O projeto conta com as parcerias da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, das escolas públicas da microrregião de Araçuaí e dos grupos comunitários da microrregião de Araçuaí.