Portal IFNMG - Estágio Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Estágio

Publicado: Quarta, 11 de Outubro de 2017, 14h11 | Última atualização em Quarta, 22 de Setembro de 2021, 13h52

Aqui você encontra os documentos e informações necessárias para realização do estágio (Ano letivo 2021):

 

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DE DISCENTES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS – IFNMG

REGULAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO EM FUNÇÃO DA SITUAÇÃO DE EXCEPCIONALIDADE DA PANDEMIA CAUSADA PELO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19).

 

Observações

  • Quando estabelecido como obrigatório no Projeto Pedagógico do Curso, o estágio é atividade essencial para obtenção do certificado de conclusão / histórico. Assim, de fato a finalização do curso se dá somente após a realização do estágio.  
  • Fazer qualquer atividade de estágio sem antes providenciar os documentos necessários, ou executar a atividade fora do prazo de validade estabelecido nos documentos implica na perda da carga horária realizada.
  • Os documentos podem ser entregues por outra pessoa, um procurador, alguém que seja um representante.
  • Os procedimentos e documentos para se formalizar o estágio obrigatório são os mesmos para se formalizar o estágio não obrigatório.
  • A apólice de seguro obrigatório concedida pelo IFNMG não é enviada automaticamente ao estudante que a solicitou, após aproximadamente, 15 dias do decorrer do mês, o estudante deve solicitar a apólice via e-mail da extensão: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA QUE SE POSSA INICIAR O ESTÁGIO:

1º Documento: Apólice de Seguro.

      » Se o estágio é obrigatório, envie seu nome completo, data de nascimento e número do CPF para a Coordenadoria de Extensão, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Os nomes dos estudantes são enviados somente no dia primeiro de cada mês. A apólice não é enviada automaticamente após a solcitação, se o estudante deseja ter acesso à mesma, deve solictá-la respeitando o período de processamento dos pedidos de seguro (após aproximadamente 15 dias do mês de vigência).

O recebimento da apólice não é imediato, podendo haver um período de até 20 dias entre a requisição e o recebimento da apólice.

      » Caso seja um estágio NÃO obrigatório, a concedente de estágio ou o próprio estudante deverá providenciar a apólice de seguro.

 

➜ Nos casos em que o estudante ou a concedente contratarem o seguro às suas expensas, deverão entregar a apólice de seguro no Campus, quando for entregar os demais documentos.

 

2º Documento: Ficha (Declaração) de Matrícula para Estágio.

      » Nos cursos técnicos, a solicitação é por meio do preenchimento do formulário neste link: https://forms.gle/85h7Tvts2dTgKwMM8 ;

      » Nos cursos superiores, a solicitação é por meio do preenchimento do formulário neste link: https://forms.gle/xxMahh7qjodpZU278

A Secretaria responsável pelos cursos superiores recebe os requerimentos somente na época em que está sendo feita a matrícula nas matérias regulares do curso. O estudante deve ficar atento ao calendário acadêmico para fazer a solicitação.

As Secretarias enviam esse documento diretamente para a Coordenadoria de Extensão por meio do Sistema Eletrônico de Informações. Assim, o estudante não terá acesso direto à Ficha. 

Destaca-se que os estudantes que integralizarem as matérias regulares do curso devem fazer o requerimento da Matrícula para estágio a cada semestre, na época descrita no calendário acadêmico para a matrícula nas matérias regulares do curso. Caso o estudante não realize o requerimento, poderá ser considerado como desistente do curso.

 

3º Documento: Plano de Estágio (clique aqui)

➜ A carga horária diária máxima que pode ser realizada é 6 horas, totalizando 30 horas semanais.

➜ O Plano de Estágio pode ter a validade de até 06 meses. Respeitado esse limite, recomendamos que o estudante coloque um prazo de vigência maior do que aquele estritamente necessário para a conclusão do estágio. Assim, se houver algum imprevisto, haverá ainda tempo hábil para realização da atividade.

➜ O Orientador de Estágio poderá ser escolhido pelo estudante, desde que seja um professor da área técnica do curso e esteja disponível para atuar como tal.

Em três vias: uma deverá ser entregue no Campus, outra para a concedente, e a terceira ficar em posse do estudante.

 

4º Documento: Termo de Compromisso de Estágio.

TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO (clique aqui)

TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO (clique aqui)

➜ A carga horária diária máxima que pode ser realizada é de até 06 horas, totalizando 30 horas semanais.

➜ O Termo de Compromisso de Estágio pode ter a validade de até 24 meses. Respeitado esse limite, recomendamos que o estudante coloque um prazo de vigência maior do que aquele estritamente necessário para a conclusão do estágio. Assim, se houver algum imprevisto, haverá ainda tempo hábil para realização a atividade.

➜ Caso o supervisor não tenha graduação formal na área, poderá ser entregue um Formulário de Certificação de Experiência Profissional, no qual será atestado a experiência profissional do Supervisor.

Em três vias: uma deverá ser entregue no Campus, outra para a concedente, e a terceira ficar em posse do estudante.

 

5º Documento: Termo de Declaração de Conformidade da Salubridade (clique aqui)

➜ Deve ser preenchido pelo responsável na concedente (empresa) de estágio.

Somente uma via.

 

6º Documento: Termo de Autorização para Menores de 18 anos (clique aqui)

➜ Deve ser preenchido e assinado pelo adulto responsável. Lembre-se de anexar junto ao Termo cópia de um documento de identificação da pessoa responsável.

➜ Somente para estudantes que têm menos de 18 anos.

Somente uma via.

 

FORMULÁRIO:

Tendo toda a documentação completa, os estudantes devem entrar no respectivo formulário por meio do link disponibilizado abaixo:

 

                 » Cursos Técnicos: https://forms.gle/Yf3akZef784yxk3t7   

                 » Cursos Superiores: https://forms.gle/kN3Cm9BRrTGBmoZF8    

 

No final do formulário deverão ser anexados os documentos digitalizados ou em fotos legíveis, para que possamos analisá-los previamente. O estudante será informado sobre a situação dos documentos. Se estiver tudo certo, será agendada a data para entrega dos mesmos no Campus.

➜ Os documentos preenchidos deverão ser entregues no Campus para que você possa iniciar o estágio. É importante destacar que iniciar o estágio sem entregar os documentos implicará na perda da carga horária realizada.

 

PRORROGAÇÃO DO ESTÁGIO:

Se por algum motivo o estudante não conseguir realizar o estágio dentro do período estabelecido inicialmente no Plano de Estágio e no Termo de Compromisso, ou queira dar continuidade à realização da atividade, é possível que o período de vigência do estágio seja prorrogado por meio de um Termo Aditivo.

 

DOCUMENTOS PARA FINALIZAÇÃO DO ESTÁGIO:

1º Documento: Avaliação Feita pelo estagiário (clique aqui)

2 º Documento: Ficha de Frequência (clique aqui)

➜ O ideal é que o estudante imprima antes de iniciar o estágio, e vá preenchendo ao longo da realização da atividade.

3 º Documento:Avaliação feita pela concedente (clique aqui)

➜ A primeira parte da avaliação deve ser feita pelo Supervisor na concedente de estágio. Posteriormente o estudante deve procurar o Orientador de Estágio, para apresentar a Avaliação junto com o Relatório Final de Estágio, assim o Orientador poderá dar o parecer de aprovado ou reprovado, assinando também o documento.

 

DOCUMENTOS PARA O APROVEITAMENTO DA CARGA HORÁRIA DE OUTRAS ATIVIDADES:

Formulário de Aproveitamento para projetos de Pesquisa / Extensão (clique aqui)

Comprovantes: Certificado de participação no projeto ou declaração emitida pelo Coordenador do Projeto.

Formulário de Aproveitamento em monitoria (clique aqui)

➜ Documentos que comprovem a seleção para a monitoria, em conjunto com declaração emitida pelo professor responsável por supervisionar a monitoria.

Formulário de Aproveitamento profissional (clique aqui)

➜ Comprovantes, conforme art. 23 do RE:

  1. se empregado, cópia da página de identificação e da parte da Carteira de Trabalho em que seja comprovado o vínculo empregatício, ou portaria de nomeação e declaração que descreva as atividades que desenvolve, emitidas pela chefia imediata;
  2. se autônomo, comprovante de recolhimento do imposto sobre serviços, correspondente ao mês da entrada do requerimento e declaração que descreva as atividades que executa;

III. se empresário, cópia do contrato social da Empresa e declaração que descreva as atividades que executa.

CONVÊNIO PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO:

Quando a concedente de estágio requer que seja firmado um convênio, há um modelo de Termo de Convênio para estágios padronizado para tal fim.

 

 

Estágio

1. Orientações para estagiários

2. Manual do estagiário

3. Convênio para concessão de estágio

4. Termo de Compromisso - Estágio no IFNMG

5. Termo de Compromisso - Estágio em outras instituições

6. Ficha de matrícula de estágio

7. Plano de estágio

8. Carta ao Supervisor do estágio

9. Ficha de frequência - Enfermagem

10. Ficha de frequência - Demais cursos

11. Avaliação do estagiário - Instituição

12. Auto-Avaliação do estagiário

13. Declaração de autorização - Estagiário menor de idade

14. Parecer de aproveitamento profissional

15. Parecer de aproveitamento profissional - Aluno empresário

16. Ficha cadastral do profissional liberal

17. Requerimento de Matrícula em Estágio Curricular Supervisionado 2° Semestre/2018

18. Formulário de Certificação de Experiência Profissional do Supervisão de Estágio da Concedente

 

Documentos do Estágio - Curso Técnico em Enfermagem

 

1. Avaliação Final Estágio

2. Autoavaliação do Estagiário

3. Ficha de Avaliação de Desempenho de Habilidades

4. Ficha de Controle de Estágio

5. Ficha de Matrícula

6. Ficha do Aluno Para Controle do Estágio

7. Formulário de Avaliação do Portfólio

8. Formulário de Recuperação

9. Formulário de Registro de Frequência de Estágio

10. Guia Para Elaboração de Portfólio

11. Justificativa de Falta ao Estágio Supervisionado

12. Orientação Para Abertura de Estágio

13. Orientações Gerais

14. Plano de Estágio AÇÃO SOCIAL a partir do Segundo Período

15. Plano de Estágio AÇÃO SOCIAL Primeiro Período

16. Plano de Estágio HOSPITAL a partir do Segundo Período

17. Plano de Estágio SECRETARIA DE SAÚDE Primeiro Período

18. Plano de Estágio SECRETARIA DE SAÚDE Segundo e Terceiro Períodos

19. Plano de Estágio SECRETARIA DE SAÚDE Quarto Período

20. Procedimentos para Avaliação Parcial de Estágio

21. Procedimentos Para Conclusão do Estágio

22. Registro de Intercorrências no Estágio Supervisionado

23. Relatório Parcial de Estágio

24. TCE AÇÃO SOCIAL a partir do Segundo Período

25. TCE AÇÃO SOCIAL Primeiro Período

26. TCE HOSPITAL

27. TCE SECRETARIA DE SAÚDE Primeiro Período

28. TCE SECRETARIA DE SAÚDE Segundo e Terceiro Períodos

29. TCE SECRETARIA DE SAÚDE Quarto Período

30. Termo de Ciência do Manual de Estágio

31. Termo de Compromisso Para Não Realização de Estágio

32. Termo de Início do Estágio

 

Edital 26/2018 - Vagas Para Estágio Obrigatório Não-Remunerado no IFNMG

Edital

Resultado Preliminar

Resultado Final 

 

 

 

Fim do conteúdo da página