Portal IFNMG - Histórico Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Histórico do Campus Araçuaí

Publicado: Segunda, 29 de Agosto de 2011, 11h59 | Última atualização em Segunda, 19 de Outubro de 2015, 14h58

Vista aérea do Câmpus Araçuaí

 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais – Campus Araçuaí foi projetado no ano de 2007 quando, através do Edital de Chamada Pública MEC/SETEC nº 001/2007, de 24 de abril de 2007, o Ministério da Educação (MEC) acolheu propostas de apoio à implantação de 150 novas instituições federais de educação tecnológica, no âmbito do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica – Fase II.

A Prefeitura Municipal de Araçuaí, através do então Prefeito Sr. José Antônio Martins Santana, atendeu as condições estabelecidas no referido Edital e, em 30 de junho de 2007, encaminhou ao MEC a proposta de ações de apoio à implantação de unidade de ensino da Rede Federal de Educação Tecnológica na cidade de Araçuaí.

Inicialmente, o Campus Araçuaí era uma UNED (Unidade Descentralizada) pertencente ao antigo CEFET - Rio Pomba, que posteriormente passou a compor o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSudesteMG) – cuja reitoria está sediada na cidade de Juiz de Fora.

O Campus Araçuaí teve sua pedra fundamental lançada em setembro de 2008, sendo criado oficialmente através da Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. 

Em 6 de janeiro de 2009, o Campus Araçuaí foi integrado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG), de acordo com a Portaria MEC nº 4, de 6 de janeiro de 2009.

Em 19 de agosto de 2009, foi nomeado o Professor Ednaldo Liberato de Oliveira para o cargo de Diretor-Geral “Pro-Tempore”, através da Portaria nº 88, assinada pelo Reitor do IFNMG, Professor Paulo César Pinheiro de Azevêdo.

Em setembro de 2009 foi realizado o primeiro concurso público para corpo docente do IFNMG – Campus Araçuaí e, em janeiro de 2010, foi publicado o “PRIMEIRO PROCESSO SELETIVO DO IFNMG - CAMPUS ARAÇUAÍ” para ingresso nos cursos técnicos ofertados no 1º e 2º semestres. As primeiras 520 vagas foram oferecidas em quatro Cursos Técnicos na modalidade Concomitante/Subsequente: Administração, Agroecologia, Informática e Enfermagem, além de um Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde na modalidade PROEJA (Programa Nacional de Integração Profissional com a Educação Básica), na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

 

Inauguração do IFNMG - Campus Araçuaí (jan./2010): Luiz Inácio Lula da Silva – então Presidente da República, Profº. Paulo César Pinheiro de Azêvedo - Reitor do IFNMG e Profº. Ednaldo Liberato de Oliveira – Diretor-Geral do Campus Araçuaí

 

O Campus Araçuaí foi inaugurado em 19 de janeiro de 2010, com a participação do Excelentíssimo Senhor Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. 

Obteve autorização para funcionamento através da Portaria Ministerial n° 111, do dia 29 de janeiro de 2010, e iniciou suas atividades pedagógicas no dia 8 de março de 2010.

A proposta do IFNMG – Campus Araçuaí é fortalecer a região na qual está inserido, compartilhando competências técnicas para a execução de projetos educacionais, apoiados na cultura do empreendedorismo e cooperativismo e em sintonia com os arranjos produtivos, culturais, sociais e ambientais de âmbito local e regional.

Em agosto de 2010, foram nomeados os servidores técnico-administrativos que passaram a compor o quadro de pessoal do campus juntamente com o pessoal docente já em exercício.

 

Candidatos realizando as provas do 2º Processo Seletivo 2011 do IFNMG

 

No primeiro semestre do ano letivo de 2011 ingressaram as primeiras turmas dos Cursos Técnicos Integrados: Agroecologia e Informática e do primeiro Curso Superior do campus: Tecnologia em Gestão Ambiental, além de novos alunos do Curso Técnico em Informática (modalidade Concomitante/Subsequente), totalizando 160 ingressos.

Em junho de 2011 foram abertas as inscrições para o 2º Processo Seletivo anual sendo ofertadas mais 240 vagas distribuídas entre os Cursos Técnicos - modalidade  Concomitante/Subsequente,  nas áreas de Agroecologia, Administração, Enfermagem e Informática.

O dia 19 de agosto de 2011 foi uma data especial para o Campus Araçuaí quando ocorreu a primeira formatura de alunos que ingressaram no ano de 2010. Na ocasião esteve presente o, então, ex-Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, além de ilustres autoridades nacionais e regionais. Como patrono da formatura, Lula entregou os certificados aos 216 formandos dos cursos técnicos em Administração, Agroecologia, Enfermagem e Informática.

E assim o IFNMG - Campus Araçuaí segue a sua trajetória histórica buscando a cada dia superar os desafios deixando impressa a sua marca de qualidade e excelência em educação.

 

Ex-Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva na solenidade de Formatura das primeiras turmas de alunos do Campus Araçuaí (ago./2011)

 

Endereço do campus: Fazenda do Meio Pé da Serra s/n - BR 367 - km 278 (Estrada Araçuaí/Itaobim) - Araçuaí (MG) / CEP: 39600-000 - Caixa postal nº 11.


Conheça a história da cidade de Araçuaí, clique aqui.

 

Retornar página anterior

Fim do conteúdo da página