Portal IFNMG - Projeto de Extensão: “Mandala Evolutiva: Uma metodologia alternativa para o ensino de Botânica" Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 05 de Novembro de 2020, 11h29 | Última atualização em Terça, 17 de Novembro de 2020, 06h33
imagem sem descrição.

O projeto de extensão denominado “Mandala evolutiva: Uma metodologia alternativa para o ensino de botânica” conduzido pela docente Samara Arcanjo e Silva tem como objetivo de desenvolver uma metodologia alternativa que busque transformar o ensino-aprendizagem de botânica em algo mais atrativo e contextualizado, superando o atual modelo amplamente descritivo adotado na maioria das instituições de ensino do país. As ações desenvolvidas nesse projeto são:

1. Planejamento e execução da instalação de microambientes adequados aos grupos evolutivos de plantas;

2. Contextualização da relação homem-planta, valorizando a flora local;

3. Implantação de um jardim didático com espécies vegetais destes grupos evolutivos;

4. Proposição de atividades educativas que permitam adquirir conhecimentos práticos acerca de conteúdos teóricos aprendidos em sala de aula;

5. Multiplicação da concepção de espaços não formais para a educação com o intuito de contribuir para a melhoria dos níveis de ensino na região.

Diante das perspectivas acerca do estudo, nota-se que com a implantação da mandala evolutiva e a criação de propostas educativas que utilizem o espaço, espera-se incentivar o uso de espaços alternativos para o ensino-aprendizagem de botânica na região, superando a abordagem tradicionalmente conteudista. Isto porque a mandala evolutiva fará parte da Trilha Agroecológica do campus, a qual é aberta à visitação e ao desenvolvimento de atividades educativas pelas escolas de Araçuaí e região. Além disto, também espera-se que o desenvolvimento do projeto em parceria com docentes e discentes da Rede Estadual de Educação e utilizando poucos recursos financeiros, incentive a criação de espaços semelhantes nas escolas.

O projeto conta com a parceria da Escola Estadual Hilário Pinheiro Jardim (Povoado de Alfredo Graça). A equipe executora do projeto é composta por Samara Arcanjo e Silva (Docente); Adriene Matos dos Santos (Técnica administrativa); Larissa Duarte Araújo Pereira (Docente); Crescêncio Gusmão Castro (discente - Agroecologia); Amanda Keny Rodrigues Silva (discente - Agroecologia); Gabriel Ferreira Vieira (discente - Meio Ambiente); Vitória Moreira Prates (discente - Engenharia Agrícola e Ambiental); Apoio dos servidores terceirizados do campus.