Portal IFNMG - Projeto de Extensão: "Rio Araçuaí: estudo das origens dos impactos ambientais que resultaram na poluição deste rio" Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Projeto de Extensão: "Rio Araçuaí: estudo das origens dos impactos ambientais que resultaram na poluição deste rio"

Publicado: Terça, 03 de Novembro de 2020, 17h42 | Última atualização em Terça, 17 de Novembro de 2020, 06h35
Foto do Rio Araçuaí - Araçuaí(MG)
imagem sem descrição.

O projeto de extensão denominado "Rio Araçuaí: estudo das origens dos impactos ambientais que resultaram na poluição deste rio" conduzido pela docente Sheila Rodrigues Oliveira tem como objetivo neste tempo de pandemia, de divulgar o chamado letramento científico sobre a necessidade de se conhecer as fontes poluidoras do Rio Araçuaí, a situação ambiental atual e os eventos na história da região que resultaram na poluição do rio.

As ações desenvolvidas são de estudo e divulgação de dados sobre a Poluição do Rio Araçuaí por meio das mídias sociais (facebook e instagram), por seminário virtual, além de estabelecer parcerias na região.

As perspectivas do projeto são de divulgar para as pessoas da região sobre a necessidade de se cuidar do meio ambiente, preservar as matas ciliares, buscar denunciar ações ilegais que venham a poluir o Rio, conscientizar a população sobre a legislação brasileira a respeito da conservação ambiental. Ao final da pandemia, existe a intenção em visitar escolas e ensinar os parâmetros de qualidade da água para os estudantes, que podem contribuir para propagar o conhecimento científico. Além disso, procura-se atingir também o público infantil produzindo um conteúdo mais lúdico. Com as parcerias e o apoio de professores de outras instituições, planeja-se a realização de lives com especialistas, visando a conscientização ambiental.

O projeto possui parcerias com o Comitê da Bacia JQ2, contribuindo para a discussão a respeito da fiscalização e manutenção das áreas protegidas, visando a conservação ambiental; e com o CPCD (principalmente para a parte de divulgação visual do projeto), no futuro visa-se estruturar o Campus Araçuaí para que realize análises de qualidade de água para toda a região.

Fim do conteúdo da página