Portal IFNMG - Evento virtual sobre mulheres na ciência acontece de 04 a 06/05, com inscrições gratuitas até 30/04 Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 24 de Abril de 2020, 08h35 | Última atualização em Sexta, 24 de Abril de 2020, 09h14

Quem são as mulheres à frente da orientação científica no IFNMG? Como a divulgação científica pode motivar a participação feminina na ciência? Quais fatores influenciam na menor participação feminina nos cursos de Tecnologia da Informação?

Responder essas e outras questões sobre a relação das mulheres com a ciência, dentro e fora do Instituto, é uma das propostas da primeira edição do Wi-Sci (abreviação de Women in Science), evento que será realizado de forma virtual pelo IFNMG-Campus Araçuaí, de 04 a 06/05/2020. Os interessados em participar da programação, que traz palestras, apresentação de trabalhos, mostras de experiências e workshop, via chat, podem inscrever-se gratuitamente até a próxima quinta-feira, 30/04.

A partir das discussões propostas e da apresentação de resultados de estudos sobre a temática, inclusive por palestrantes de outras instituições, “o evento tem o intuito de incentivar mais mulheres a seguirem a carreira acadêmica e de divulgar o trabalho de algumas das pesquisadoras do país e, sobretudo, do IFNMG”, explica a professora Eliane Macedo Sobrinho Santos, uma das organizadoras. Segundo ela, a previsão é de cerca de 300 inscritas(os), entre alunas(os) e servidoras(es) do IFNMG e também de outras instituições de ensino, onde o evento também está sendo divulgado.

Grupo de pesquisa

Trata-se do evento de apresentação do grupo de pesquisa homônimo do Campus Araçuaí, o Wi-Sci, e a ideia é torná-lo uma tradição, com novas edições a cada ano, segundo a professora Eliane, que coordena o grupo, idealizado pelo professor Jeancarlo Leão.

“O [grupo de pesquisa] Wi-Sci tem como objetivo estimular que mais meninas e mulheres se dediquem às disciplinas de ciência e tecnologia na escola e na universidade e sigam carreiras em tais áreas”, explica Eliane. “Trabalhando em conjunto com nossos parceiros, estamos estimulando a discussão sobre como encorajar uma maior participação de mulheres na ciência, buscando superar barreiras para que isso de fato aconteça, também estreitando os elos entre as meninas cientistas do IFNMG com as mulheres cientistas no Brasil”, acrescenta. A professora defende que o Brasil tem muito a ganhar se mais mulheres tiverem acesso às áreas de ciência, tecnologia e inovação, pois elas têm muito a contribuir com o desenvolvimento do país.

Apesar de recente, com atividades iniciadas em 2019 e cadastro no diretório de grupos de pesquisa do CNPq neste ano, o Wi-Sci do Campus Araçuaí já tem alguns trabalhos publicados em eventos e resultados que merecem ser compartilhados e postos em discussão.

Resultados como os que serão apresentados com a participação da aluna Aysa Alves Amaral, do 2o ano do curso técnico em Informática integrado ao ensino médio, que passou a integrar o grupo Wi-Sci este ano, sob a orientação do professor Jeancarlo, envolvendo-se com uma pesquisa sobre cienciometria. Para o evento, ela levará o trabalho “Top 10: Quem são elas na ciência”, com resultados parciais da pesquisa sobre a participação feminina na produção científica no IFNMG. “Obtivemos duas tabelas, ranqueando a quantidade de trabalhos das 10 mulheres discentes e das 10 mulheres servidoras que mais produziram conteúdo científico para os Seminários de Iniciação Científica (SIC)”, explica a estudante, fazendo referência ao maior evento de pesquisa do IFNMG, que acontece anualmente.

Além da aluna Aysa e dos coordenadores, também integram o grupo Wi-Sci o pesquisador Hércules Otacílio Santos e as alunas Joice Gabrielle Souza Silva, do ensino médio, e Flávia Gonçalves Fernandes, Laís Lopes de Paula e Rosa Jaqueline de Souza Cardoso, de cursos de graduação do Campus.

Clique aqui para conferir a programação do evento e fazer a inscrição. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..