Portal IFNMG - Saiba como foi a abertura do IF MUNDO 2019 - IFNMG Campus Araçuaí Ir direto para menu de acessibilidade.

Saiba como foi a abertura do IF MUNDO 2019 - IFNMG Campus Araçuaí

Publicado: Quinta, 04 de Julho de 2019, 13h39 | Última atualização em Quinta, 04 de Julho de 2019, 16h59

Teve início hoje, 4 de julho, no IFNMG - Campus Araçuaí, o evento mais esperado pelos alunos: O IF-Mundo 2019. O evento está sendo organizado desde abril por professores e alunos que já participaram de outras versões do projeto, concomitantemente realizaram simulações e ajudaram os demais alunos que participam pela primeira vez para que tudo saísse perfeito.ab1

A abertura do IF-Mundo contou como apresentador o professor Lucas Leal compondo a mesa e, em seguida, a fala dos diretores do Campus Araçuaí, da professora Aureliane Araújo - coordenadora do projeto; e da representante do Grêmio Nova Era, Ana Lúcia Dias, estudante do 3° ano. Houve também a participação de alunos dos cursos de agrimensura e agroecologia, Marcos ZoY e Marcos B.O, e ainda uma fala do professor Rone.

As estudantes Anielly Alves e Luisa Tito fizeram discurso de abertura, de autoria das mesmas:

Sempre visamos buscar por uma sociedade melhor onde todos nos juntamos por um bem coletivo, mesmo que nossas diferenças falem mais alto nos mais amplos sentidos. A nossa individualidade nos torna únicos, mas o que nos deixa semelhantes uns aos outros é a nossa essência.
A vontade de lutar por uma sociedade honesta e inclusiva, onde tolerância nasce ao entendermos que todo ponto de vista é único e que as diferenças fazem parte da nossa individualidade, se dá quando conhecemos os vários ângulos sociais dos demais e sentimos empatia. Quando nos colocamos no lugar de outra ab2pessoa, conseguimos compreender melhor sua individualidade e buscamos maneiras de compreender seus pontos de vista.
A juventude pode ser comparada como portas sendo abertas para uma gama de possibilidades, onde éab4 compreendida por ser uma projeção do futuro de uma sociedade emancipada e tolerante.
Esperança efêmera é o sentimento que percorre de coração em coração, sem que ninguém pare para se questionar os motivos pelos quais a esperança não é contínua, sempre passa. Esperança de dar continuidade a uma vida contemplando outras vidas. Esperança de sorrir apreciando outros sorrisos.
O mundo que queremos vive em nossos sonhos, e o primeiro passo em busca dos sonhos é compreender que a união de forças aumenta as chances de vitória. O que eu faço é uma gota no oceano, mas sem ela o oceano seria menor. O que você faz é uma gota no oceano, mas sem ela o oceano também seria menor. Juntaremos nossas gotas, até que se formem lagos, rios, mares e oceanos que transbordem dentro de cada um, a essência da paz, igualdade, prosperidade e amor.
Aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal. Não transformemos o mundo por bem, transformemos o mundo por amor!

Anielly e Luisa

Os delegados e mediadores deram início aos debates, em cada comitê, e estes estão programados a acontecerem até às 11h30, com continuidade a partir das 13h40.

Reportagem e fotos: Comitê de imprensa do IF Mundo 2019