Portal IFNMG - Texto de Abertura - IF Mundo 2019 - Prof. Lucas Leal Ir direto para menu de acessibilidade.

Texto de Abertura - IF Mundo 2019 - Prof. Lucas Leal

Publicado: Quinta, 04 de Julho de 2019, 13h12 | Última atualização em Quinta, 04 de Julho de 2019, 13h46

if mundo

TEXTO DE ABERTURA DO IF MUNDO 2019

Estimados y estimadas, a todos nuestros saludos.
Bienvenidos al If mundo ifnmg Araçuaí.
Hoy compartimos la celebración de las naciones, la fraternidad y el amor.lucas1
Es cierto que vivimos tiempos difíciles, donde los hombres pelean entre sí y donde las guerras parecen ser la única solución a los problemas. Y además de eso, se ve a menudo la erupción y el incremento de un estado de caos a los cuales la sociedad parece sucumbir.
Los movimientos inmigratorios, la muerte de los inmigrantes, el totalitarismo, la separación entre ricos y pobres, las disparidades económicas. En suma, todo nos hace querer creer en el fin de la humanidad.
Pero, esa es la única opción?
En absoluto.
Hay un dínamo motriz a que llamamos educación. Y la verdadera educación presupone el diálogo y el intercambio.
Por eso, hoy todos nosotros nos ponemos contentos porque aquí se celebra la oportunidad de discusión de temas relevantes para la vida entre los pueblos.
Ustedes, alumnos y alumnas, son vencedores. Han tenido el coraje para luchar y vencer el cansancio. Todo este esfuerzo será recompensado por los grandes aprendizajes que seguramente todos lograremos aquí.
A los maestros y maestras, y a todos los que se han donado a esta tarea nuestro más sincero agradecimiento.
Que los comités y embajadas sepan demostrar a la comunidad que el mundo es más que dinero. El mundo es arte, el mundo es cultura, el mundo es diversidad.
De manera muy especial, queremos hacer referencia a nuestros Hermanos latino americanos, con los cuales compartimos la cultura e identidad. Que sepamos valorar la esencia y la sangre latina que corre en nuestras venas.
Este es un evento para sentir, degustar, discutir, conversar y promover la fraternidad y el juego de ideas. No queremos aquí vencedores y vencidos, queremos una gente que se emancipa por medio de la colectividad.
Viva el if mundo IFNMG Araçuaí. Viva la educación. Viva la esperanza.
Y ahora, pasemos a las actividades de hoy con mucha honra, garra y honor. Um buen evento
para todos nosotros.

Autoria: Prof. Lucas Leal Teixeira

TRADUÇÃO

Queridos e queridas, nossos cumprimentos.
Bem vindos ao IF Mundo do IFNMG.
lucas2Hoje compartilhamos a celebração das nações, a fraternidade e o amor.
É verdade que vivemos em tempos difíceis, onde os homens lutam entre si e onde as guerras parecem ser a única solução para os problemas. E além disso, vemos a erupção e o aumento de um estado de caos ao qual a sociedade parece sucumbir.
Movimentos de imigração, morte de imigrantes, totalitarismo, separação
entre ricos e pobres, disparidades econômicas. Em suma, tudo nos faz querer acreditar no fim da humanidade.
Mas essa é a única opção?
Jamais!
Há um dínamo que chamamos de educação. E a verdadeira educação pressupõe o diálogo e intercâmbio.
Por isso, todos nos sentimos felizes porque aqui celebramos a oportunidade
de discussão de questões relevantes para a vida dos povos.
Vocês, estudantes, são vencedores. Tiveram a coragem de lutar e derrotar a
fadiga. Todo esse esforço será recompensado pela grande aprendizagem que
certamente todos nós vamos conseguir aqui.
Aos professores e a todos aqueles que doaram para essa tarefa, nossa mais sincera gratidão.
Que os comitês e embaixadas saibam mostrar à comunidade que o mundo é mais do que dinheiro. O mundo é arte, o mundo é cultura, o mundo é diversidade.
De uma maneira muito especial, queremos fazer referência aos nossos irmãos latino-americanos,
com os quais compartilhamos a cultura e identidade. Que sabemos valorizar a essência e o sangue latino que corre nas nossas veias.
Este é um evento para sentir, provar, discutir, conversar e promover a fraternidade e jogar ideias. Nós não queremos aqui vencedores e perdedores, queremos pessoas que são emancipadas por
meio da coletividade.
Vida longa IF Mundo Araçuaí. Viva a educação. Viva a esperança.
E agora, vamos passar para as atividades de hoje com grande honra, orgulho e honra. Um bom evento para todos nós.