Portal IFNMG - IF Mundo: Um Olhar Diferente Ir direto para menu de acessibilidade.

IF Mundo: Um Olhar Diferente

Publicado: Quinta, 04 de Julho de 2019, 10h49 | Última atualização em Quinta, 04 de Julho de 2019, 10h49

WhatsApp Image 2019 07 04 at 10.41.08

Meu nome é Luísa, me formei no Instituto Federal (Campus Araçuaí), no ano de 2018 em Agroecologia e sou acadêmica em Relações Internacionais pela PUC Minas. Tive a oportunidade de participar do IF Mundo 2018 em Salinas. Evento que transformou minha vida e mudou a minha forma de ver o mundo. E eu espero que o IF Mundo em Araçuaí faça com que cada um descubra a sua maneira de mudar o mundo.

WhatsApp Image 2019 07 04 at 09.28.15

Luisa Prates Tito
Estudante de Relações Internacionais PUC-MG

O IF Mundo é também um exercício de escutar. Ao mesmo tempo em que defendo a posição de um território e de um povo, eu preciso entender o que se passa com o outro. Escutar é um atitude necessária. Ás vezes o outro fala até mesmo quando não diz. Estamos num tempo de muita informação, em muitos canais, difusa e diversa, chamativa ou não, verdadeira ou não, e com esse acesso facilitado não paramos muito para escutar o que o outro diz (e não diz) e enxergá-lo em profundidade. Só enxergando o outro nessa dimensão é possível ter uma dimensão daquilo que ele vivencia, e assim, compreender um pouco do que ele sente. Ainda assim, não é possível relativizar. Cada um sente de um jeito, o que impacta em um pode impactar diferente no outro.

WhatsApp Image 2019 07 04 at 10.41.06

Prof. Nivaldo de Oliveira Boaventura Filho