Portal IFNMG - Campus Araçuaí se prepara para o IF Mundo 2019 Ir direto para menu de acessibilidade.

Campus Araçuaí se prepara para o IF Mundo 2019

Publicado: Terça, 25 de Junho de 2019, 16h08 | Última atualização em Terça, 25 de Junho de 2019, 16h10

O IF MUNDO é um projeto que consiste em um modelo de simulação da Organização das Nações Unidas (ONU), baseado na MiniONU da PUC, desenvolvido em conjunto com o ensino, nos campi do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. O projeto tem como objetivos, principalmente, integrar e dar aos estudantes um conhecimento amplo das questões mundiais.

O IF MUNDO conta com delegados, representantes de países que defendem seu posicionamento de acordo com a cultura e/ou política local; mediadores; embaixadas, as quais demonstram um pouco da cultura e da história de cada país; e o comitê de imprensa, responsável por informar e manter registros atualizados sobre o evento. Cada comitê conta com um tema diferente, e os delegados irão se posicionar e fechar acordos aprovados pela maioria dos participantes.

O projeto tem como público os estudantes das três séries do Ensino Médio, os quais coordenam e participam ativamente dos comitês. A simulação está prevista para acontecer nos dias 4 e 5 de julho de 2019, no campus Araçuaí, e já aconteceu em outros campi do IFNMG.

3o agri13o agri2
3° Agrimensura se prepara para simulação

Abaixo, alguns comentários de estudantes que já participaram do projeto, na edição 2018:

“A melhor parte, para mim, foi poder ver outras linhas de pensamento e até mudar o meu próprio modo de ver as coisas. Uma experiência nada mais nada menos que incrível”, conta Lara Esteves, estudante do 2° ano, participante do IF Mundo no Campus Salinas/MG.

“O IF Mundo é um evento que tende ampliar a “visão de mundo” do jovem, mostrá-lo que tem um papel importante dentro da sociedade, e sua capacidade de ir muito além dos seus limites. Sejam em âmbito social, ideológico ou política: é a expectativa de mudar o mundo por meio de sua própria capacidade, de seu próprio conhecimento, de sua experiência”, afirma Mariluce Pereira, estudante do 3° ano, participante do IF-Mundo no Campus Salinas/MG e também da MiniONU na PUC-Minas em Belo Horizonte/MG.

mariluceMariluce Pereira

Para saber mais sobre o IF Mundo, clique aqui.

Para visitar o site do IF Mundo, clique aqui.

Conheça o Instagram do IF Mundo - Campus Araçuaí, aqui.

Reportagem: Anielly Alves, estudante do 3° ano, Comitê de Imprensa do IF Mundo Araçuaí 2019

Fotos: Anielly Alves e Débora Luiza Santos, estudantes do 3° ano, Comitê de Imprensa do IF Mundo Araçuaí 2019