Portal IFNMG - CURSO GRATUITO: O Vale do Jequitinhonha: Dinâmicas de expropriação e exploração e a constituição de territórios de luta e resistência Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

CURSO GRATUITO: O Vale do Jequitinhonha: Dinâmicas de expropriação e exploração e a constituição de territórios de luta e resistência

Publicado: Sexta, 24 de Maio de 2019, 11h12 | Última atualização em Segunda, 27 de Janeiro de 2020, 11h08

O NEABI do Campus Araçuaí convida toda a comunidade para participar do Curso de Formação Continuada O VALE DO JEQUITINHONHA:cartaz1 DINÂMICAS DE EXPROPRIAÇÃO E EXPLORAÇÃO E A CONSTITUIÇÃO DE TERRITÓRIOS DE LUTA E RESISTÊNCIA, a ser realizado nos dias 31/05 e 01/06/2019, aberto a comunidade e gratuito.

O curso tratará da história de ocupação e da constituição da propriedade rural no Vale do Jequitinhonha, com ênfase nas dinâmicas de expropriação e exploração das populações das camponesas e tradicionais. Discutirá o papel dos agentes históricos e os meios dos quais se valeram para manter a reprodução ampliada do capital no meio rural e as estratégias de luta e resistência que tem garantido a permanência da população camponesa e dos povos e comunidades tradicionais no campo.

cartaz2A atividade deve ainda proporcionar capacitação técnica para pesquisa de campo e trabalho nas comunidades tradicionais da região. A realização do curso potencializará as ações do projeto de extensão PROGRAMA MAPEAMENTO DOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MINAS GERAIS: VISIBILIZAÇÃO E INCLUSÃO SOCIOPOLÍTICA e oferecerá à comunidade a possibilidade de conhecer, sob a perspectiva camponesa, a realidade da questão agrária no Vale do Jequitinhonha.

A ação concorre para um maior enraizamento do Campus Araçuaí a partir do conhecimento dos modos de ser e viver das comunidades, suas lutas, a sociobiodiversidade da Microrregião de Araçuaí, as riquezas culturais e as agressões e ameaças que tem impedido o desenvolvimento sustentável, a subsistência e a até a integridade física da população campesina.

Para se inscrever, envie e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. As vagas são limitadas. Participe!

Fim do conteúdo da página