Portal IFNMG - Servidor do IFNMG visita Universidade na Argentina e desenvolve plano de trabalho na área da comunicação Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 16 de Maio de 2019, 19h21 | Última atualização em Quarta, 22 de Maio de 2019, 17h48
"A equipe de comunicação [da UNVM] possui aproximadamente 20 servidores, que desenvolvem as diversas atividades inerentes à comunicação com a sociedade e o público-alvo da universidade”, disse o servidor Nivaldo de Oliveira Boaventura, que participou de um programa de mobilidade internacional na Argentina
imagem sem descrição.

Por meio do Programa de Cooperação Técnica entre o IFNMG e a Universidade de Villa Maria (Argentina), o servidor técnico-administrativo Nivaldo de Oliveira Boaventura Filho esteve na Universidade Nacional de Villa Maria (UNVM) para desenvolver um plano de trabalho na área de comunicação, já que o servidor atua como assessor de comunicação do Campus Araçuaí.

Segundo Nivaldo, o seu objetivo era conhecer e caracterizar a Secretaria de Comunicação Institucional da UNVM, a fim de que colaborar com IFNMG e sua Coordenação de Comunicação. “O propósito era agregar informações que dizem respeito às atividades desenvolvidas, modo de desempenhá-las, pessoas envolvidas, estrutura organizacional, autonomia, como forma de propor soluções para o IFNMG e fortalecer seu processo de comunicação, seu relacionamento com a sociedade e, por fim, impactar a opinião pública e os órgãos aos quais está submetido sobre sua relevância e sobre os serviços prestados, considerando a importância da escola pública, gratuita e de qualidade”, destacou o servidor.

A mobilidade teve duração de sete dias, de 05 a 11 de maio de 2019. O IFNMG custeou as passagens aéreas; a hospedagem e as refeições foram de responsabilidade da Universidade Nacional de Villa Maria. Foi a primeira oportunidade que a Coordenadoria de Relações Internacionais (Crinter) do Instituto ofertou especificamente para os TAEs, por meio de um processo de seleção regido pelo Edital nº 17/ 2019.

Uma servidora da UNVM, a Adriana Bleger, também esteve no Brasil, de 08 a 14 de abril deste ano. Licenciada em Administração, ela quis conhecer os processos adotados no IFNMG em relação a pesquisa, inovação e patentes.

Experiência que vale a pena

Questionado sobre a experiência internacional, Nivaldo destacou que os técnicos administrativos atuam em áreas estratégicas da instituição, mantendo contato com a sociedade, com os estudantes e com os servidores. “Esse tipo de oportunidade promove, portanto, a melhoria da qualidade nos serviços prestados e nos níveis de atendimento, trazendo ganhos para a instituição”, afirmou. Comunicação na Argentina 2

No caso da área de comunicação, Nivaldo reconhece que a UNVM possui uma experiência de longa data, uma vez que já possui duas décadas de atuação na Argentina. “A Universidade de Villa Maria já possui 25 anos de atuação e, portanto, mais expertise na área. Já é clara a importância da comunicação e dos serviços relacionados. A equipe de comunicação possui aproximadamente 20 servidores, que desenvolvem as diversas atividades inerentes à comunicação com a sociedade e o público-alvo da universidade”, disse o servidor (foto ao lado).

Nivaldo vai apresentar aos servidores da Comunicação do IFNMG os aspectos que caracterizam as ações comunicacionais da UNVM, bem como exemplos e as estratégias utilizadas pelos servidores da Universidade Argentina, que fica na província de Córdoba. Nivaldo, inclusive, comparou a importância das duas instituições dentro do contexto em que estão inseridas.

“Villa Maria é uma cidade do interior, na província de Córdoba, e a impressão que tive da cultura e do povo foi a melhor. Nestas cidades, como nas que têm unidades do IFNMG, vemos a importância da educação e da universidade pública, gratuita e de qualidade, como catalisadora do desenvolvimento regional e preservadora e divulgadora da cultura”, analisou.

A comunicação no IFNMG

Para quem não conhece, o IFNMG tem 11 campi, nas seguintes cidades: Almenara, Arinos, Araçuaí, Januária, Montes Claros, Janaúba, Porteirinha, Teófilo Otoni, Salinas, Pirapora e Diamantina. Em cada Campus, há pelo menos uma pessoa responsável pelas ações de comunicação. Geralmente, são professores ou técnicos administrativos que já possuem outras demandas.

Para o servidor Bráulio Siffert, coordenador da Coordenação de Comunicação, que fica na Reitoria do IFNMG, tornar público as ações, projetos e resultados do Instituto é uma responsabilidade de todos os servidores, mas é fundamental que haja uma cultura do diálogo, da transparência e do intercâmbio, bem como estratégias e profissionais específicos para a comunicação.

“Nosso compromisso, enquanto servidores da comunicação de uma instituição de ensino como o IFNMG, é disseminar por todos os cantos do Norte e Noroeste de Minas e Vales do Jequitinhonha e Mucuri que nós ofertamos uma educação pública e de qualidade que é realmente para todos, é inclusiva, diversa e plural. Nossas ações de comunicação visam atingir sobretudo quem realmente precisa da nossa instituição e objetivam também mostrar nossa importância para a sociedade por meio do Ensino, da Pesquisa e da Extensão”, afirma o coordenador.

Atualmente, a Coordenação de Comunicação, que fica na Reitoria, conta com cinco servidores, sendo duas jornalistas, um relações públicas, um publicitário e um programador visual. “O ideal é que tenhamos pelo menos um profissional de comunicação em cada Campus. Mas enquanto isso não for possível, gostaríamos de continuar contando com o apoio e todo o esforço dos servidores de todos os campi que nos ajudam a desempenhar o nosso trabalho”, finaliza Bráulio Siffert.