Portal IFNMG - Jornada Pedagógica do Campus Araçuaí promoveu encontros, reflexões e formação Ir direto para menu de acessibilidade.

Jornada Pedagógica do Campus Araçuaí promoveu encontros, reflexões e formação

Publicado: Sexta, 01 de Março de 2019, 13h04 | Última atualização em Sexta, 01 de Março de 2019, 13h05

Nos dias 04 e 05 de fevereiro, os docentes e técnicos administrativos vinculados ao Ensino no Campus Araçuaí participaram da Jornadaep1 Pedagógica, organizada pela equipe da Assessoria Pedagógica e Coordenação de Ensino do campus, e colocou em evidência o currículo na perspectiva da integração do tripé ensino, pesquisa e extensão.

A formação continuada é, tradicionalmente, o marco inicial das atividades escolares do campus Araçuaí. Nesse intento, o I Encontro Pedagógico doano de 2019 buscou ampliar as construções acerca da concepção de currículo e a sua ressignificação no âmbito do IFNMG Campus Araçuaí.

ep2A programação do encontro contemplou palestras, mesas redondas,dinâmica de integração e trabalho em equipe. Todas as atividades objetivaram propiciar a compreensão da importância das especificidades humanas, regionais e sociais intrinsecamente relacionadas ao currículo escolar.

No primeiro dia do Encontro Pedagógico, as reflexões foram conduzidas por estudiosos da educação em seus variados contextos, contando com a presença da Professora Tânia Maria Mares Figueiredo – IFNMG/Campus Almenara – que trouxe uma abordagem pedagógica sobre o currículo e a prática docente. No segundo momento, para a discussão da mesa redonda intitulada “ O Desenvolvimento Sustentável das Comunidades e Povos Tradicionais e a Formação Docente, contamos com a participação do professor Aderval Costa Filho – Professor da UFMG, que vem desenvolvendo um importante trabalho de mapeamento das comunidades Quilombolas do Médio Jequitinhonha, parceria da UFMG com o IFNMG- Campus Araçuaí, e Geralda Soares Chaves- pedagoga, indigenista e pesquisadora de questões relacionadas a formação regional e, sobretudo da história dos povos indígenas no Vale Jequitinhonha.

ep4

ep3 O segundo dia do Encontro Pedagógico do IFNMG Campus Araçuaí foi iniciado pela brilhante palestra do Professor Lucas Leal Teixeira, prata dacasa, que instigou os presentes a analisarem criticamente a proposta da Base Nacional Comum Curricular. Em seguida, o trabalho em equipe oportunizou o desdobramento das discussões em grupos menores.

A Pró Reitoria de Ensino do IFNMG esteve presente no Encontro, representada pelo pró-reitor Ricardo Cardozo e pelos diretores Wallas Jardim e Luciana Gusmão, que propocionaram um momento de diálogo e socialização de ideias.

ep 5O I Encontro Pedagógico foi envolto pela musicalidade regional, que disseminou um clima de acolhimento e recomeço. Agradecemos ao Grupo de Batuque de Itira, Grupo de Percussão Conexão Afro Quigemm e ao Cantor e Compositor Luciano Tanure por terem trazido um pouco da cultura do Vale do Jequitinhonha ao Campus Araçuaí.

Compreendemos a formação humana como um processo contínuo e passível de ressignificação. Dessa maneira, os encontros de formação didático-pedagógicas acontecerão ao longo do ano de 2019, buscando alimentar as inquietudes da nossa comunidade.