Portal IFNMG - Professor do Campus Araçuaí apresenta trabalho no XIV Festival de Artes de Goiás Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Professor do Campus Araçuaí apresenta trabalho no XIV Festival de Artes de Goiás

Publicado: Terça, 21 de Novembro de 2017, 15h48 | Última atualização em Terça, 21 de Novembro de 2017, 15h48

O professor de Arte do Campus Araçuaí, Ernani Calazans, apresentou trabalho no XIV Festival de Artes de Goiás, que aconteceu entre os dias 7 e 11 de novembro, na cidade de Itumbiara - GO.

c ernani 4O professor Enani Calazans no Campus Itumbiara do IFG

O Festival de Artes de Goiás foi criado em 1998 em homenagem aos 90 anos de Instituição da antiga Escola Técnica Federal de Goiás, criada como Escola de Aprendizes e Artífices pelo presidente Nilo Peçanha em 1909, na antiga capital do Estado, a Cidade de Goiás, e hoje reestruturada como Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG).

c ernani 1Abertura do Festival: Apresentação Teatral

Paralelamente ao festival, aconteceu o II Encontro Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais. No dia 08/11, aconteceu a mesa redonda com o tema: "Ética e poética de resistência: o ensino de Arte nos IFs" e diálogo com a presidente da Federação de Arte-Educadores do Brasil (FAEG), Professora Lêda Guimarães.

c ernani 6Programação do Evento
c ernani 5Professor Ernani Calazans e Professora Lêda Guimarães

Saboreamos, não sem indignação, um festival de confusão de conceitos, dos sentidos, e queremos ter o direito de colocar a técnica, a poesia, a estética em busca da ética, em que se misturam e amalgamam o público e o privado, o político e o subjetivo, a ética e a estética, o único e o diverso… Pô! Não pedimos muita coisa além do óbvio. Pedimos razão! Pedimos emoção! (Texto disponível no portal do evento, sobre o tema).

No dia 09/11, os professores foram divididos em Grupos de Trabalho - GTs - com os temas Artes Visuais, Dança, Interartes, Literatura, Música e Teatro. O professor Ernani apresentou no Grupo de Trabalho de Artes Visuais a proposta pedagógica de trabalhar com a cerâmica do Vale do Jequitinhonha.

c ernani 2GT de Artes Visuais

No dia 10/11, aconteceram os simpósios de Ensino, Pesquisa e Extensão em Arte na Rede Federal, e a plenária apresentando desdobramentos e propostas para fortalecer a representatividade dos professores em suas áreas de atuação, com fomentos de igualar o conteúdo da Arte aos demais no curriculo escolar.

Entre as proposições estão a criação de núcleos de arte nos câmpus; estratégias nacionais de reconhecimento e divulgação da importância do ensino de arte nas escolas; integração regional dos professores; bolsas de iniciação científica para pesquisas em arte; espaços físicos com infraestrutura que atenda às demandas do ensino de arte e o reconhecimento do encontro de professores como fórum de discussão permanente.

c ernani 3

Para o professor Ernani, participar do congresso foi uma oportunidade única de estar em contato com professores de Arte de todo o país, discutir a importância do conteúdo para o currículo, repensar e propor novas práticas, buscar a valorização dos profissionais da Arte e ainda, levar a Arte do Vale do Jequitinhonha aos participantes.

Fim do conteúdo da página