Professor do Campus Araçuaí apresenta trabalho no XIV Festival de Artes de Goiás
O professor de Arte do Campus Araçuaí, Ernani Calazans, apresentou trabalho no XIV Festival de Artes de Goiás, que aconteceu entre os dias 7 e 11 de novembro, na cidade de Itumbiara - GO.
O professor Enani Calazans no Campus Itumbiara do IFG
O Festival de Artes de Goiás foi criado em 1998 em homenagem aos 90 anos de Instituição da antiga Escola Técnica Federal de Goiás, criada como Escola de Aprendizes e Artífices pelo presidente Nilo Peçanha em 1909, na antiga capital do Estado, a Cidade de Goiás, e hoje reestruturada como Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG).
Abertura do Festival: Apresentação Teatral
Paralelamente ao festival, aconteceu o II Encontro Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais. No dia 08/11, aconteceu a mesa redonda com o tema: "Ética e poética de resistência: o ensino de Arte nos IFs" e diálogo com a presidente da Federação de Arte-Educadores do Brasil (FAEG), Professora Lêda Guimarães.
Programação do Evento
Professor Ernani Calazans e Professora Lêda Guimarães
Saboreamos, não sem indignação, um festival de confusão de conceitos, dos sentidos, e queremos ter o direito de colocar a técnica, a poesia, a estética em busca da ética, em que se misturam e amalgamam o público e o privado, o político e o subjetivo, a ética e a estética, o único e o diverso… Pô! Não pedimos muita coisa além do óbvio. Pedimos razão! Pedimos emoção! (Texto disponível no portal do evento, sobre o tema).
No dia 09/11, os professores foram divididos em Grupos de Trabalho - GTs - com os temas Artes Visuais, Dança, Interartes, Literatura, Música e Teatro. O professor Ernani apresentou no Grupo de Trabalho de Artes Visuais a proposta pedagógica de trabalhar com a cerâmica do Vale do Jequitinhonha.
GT de Artes Visuais
No dia 10/11, aconteceram os simpósios de Ensino, Pesquisa e Extensão em Arte na Rede Federal, e a plenária apresentando desdobramentos e propostas para fortalecer a representatividade dos professores em suas áreas de atuação, com fomentos de igualar o conteúdo da Arte aos demais no curriculo escolar.
Entre as proposições estão a criação de núcleos de arte nos câmpus; estratégias nacionais de reconhecimento e divulgação da importância do ensino de arte nas escolas; integração regional dos professores; bolsas de iniciação científica para pesquisas em arte; espaços físicos com infraestrutura que atenda às demandas do ensino de arte e o reconhecimento do encontro de professores como fórum de discussão permanente.
Para o professor Ernani, participar do congresso foi uma oportunidade única de estar em contato com professores de Arte de todo o país, discutir a importância do conteúdo para o currículo, repensar e propor novas práticas, buscar a valorização dos profissionais da Arte e ainda, levar a Arte do Vale do Jequitinhonha aos participantes.
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