Portal IFNMG - GINCANA SOLIDÁRIA DO CAMPUS ARAÇUAÍ REAFIRMA VALORES DO IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

GINCANA SOLIDÁRIA DO CAMPUS ARAÇUAÍ REAFIRMA VALORES DO IFNMG

Publicado: Quinta, 24 de Agosto de 2017, 13h07 | Última atualização em Quinta, 24 de Agosto de 2017, 13h16

A GINCANA SOLIDÁRIA E SUSTENTÁVEL promovida pelo IFNMG - Campus Araçuaí, presidida pelas professoras de Língua Portuguesa, Shirlene Rocha e Lillian Melo, e composta pelos professores Aureliane Araújo, Elaine Ferrari, Luiz Filipe Salazar, Carlos Augusto Silva, Ernani Calazans e Lucas Teixeira teve sua culminância no último dia 03 de junho de 2017 com diversas provas realizadas pelos alunos como: paródia, soneto, visita a entidade sociais, caracterização de personagens da literatura infantil, dentre outras.

Gincana1

O foco principal da gincana foi conseguir arrecadar alimentos e recicláveis para doação a entidades e famílias carentes de Araçuaí e região. Participaram da gincana 06 turmas (1º ano Informática, 2º ano Informática, 1º ano Agrimensura, 2º ano Agrimensura, 2º ano Agroecologia e 3º ano Meio Ambiente). Foram arrecadadas 5 toneladas de alimentos e mais de 3000 itens de recicláveis.

Por meio da gincana, O IFNMG Campus Araçuaí ultrapassou os muros da escola e proporcionou aos alunos vivenciarem a realidade da comunidade na qual estão inseridos, contribuindo de alguma forma para amenizar a situação de vulnerabilidade de várias famílias.

A entrega dos alimentos foi feita pelos alunos do campus, após mapeamento das famílias e entidades, feito pela Comissão Organizadora da Gincana em parceria com a serviço de assistência social.

Foram doados alimentos para a Hospital São Vicente de Paula, Ação Social Santo Antônio, Escola Família Agrícola Araçuaí, APAE, Obreiros do Bem, AMAI (Francisco Badaró), Asilo (Virgem da Lapa). Foram distribuídas também cestas básicas para mais de 200 famílias das zonas urbana e rural dos municípios de Araçuaí, Itinga, Virgem da Lapa, Francisco Badaró e Coronel Murta.

Os recicláveis arrecadados destinam-se a produção de mudas de ervas e hortaliças no IFNMG. Há previsão de doação das mudas para projeto de catadores e outros projetos sociais, contribuindo com as vidas de mais famílias.

A Comissão Organizadora da Gincana ressalta a importância do empenho e do trabalho executado pelos alunos, que não mediram esforços para cumprirem o desafio de conseguir o maior número de alimentos a serem doados, o que fica claro na mensagem da professora Shirlene Rocha, de Língua Portuguesa: “Nosso agradecimento especial a vocês, ALUNOS, razão da nossa existência enquanto educadores e a todos os araçuaienses que foram abordados nas ruas, portas de supermercados e contribuíram com nossa causa: ajude-nos a ajudar”!

Os momentos de arrecadação dos alimentos, de entrega às famílias, de competição saudável por meio dos jogos e brincadeiras, representaram uma oportunidade única de formação dos nossos alunos, no contato com a sociedade e vivência da realidade.

A turma vencedora da gincana foi o 3º ano do Meio Ambiente, que conseguiu arrecadar 2 toneladas de alimentos, mas todos acreditam que a vitória foi coletiva, considerando a causa maior: a solidariedade. Assim, o IFNMG reafirma seu compromisso com uma educação de qualidade e, principalmente, seu compromisso social.

Colaborou com a reportagem: Professora Shirlene Rocha, campus Araçuaí.