Portal IFNMG - Complexo veterinário do Campus Salinas presta apoio à Polícia Civil em investigação de maus-tratos Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Terça, 20 de Junho de 2023, 10h29 | Última atualização em Terça, 20 de Junho de 2023, 15h03

Na tarde do dia 19 de junho, foi realizado nas dependências do Complexo de Atendimento Clínico Veterinário do IFNMG - Campus Salinas exame de corpo de delito em uma cadela apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-251, em Salinas (MG), no mês passado. O animal estava sendo transportado na parte externa de um caminhão, tendo saído de Campinas (SP) com destino a Livramento (PB).

A avaliação clínica da cadela foi conduzida pelo professor dr. Eduardo Garrido e pelos médicos veterinários dr. Aníbal Felipe da Silva e dr. Danilo Marcelo Pereira. A médica veterinária drª. Caroline Stefanello, perita criminal da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), acompanhou os exames e contextualizou a ocorrência para os profissionais envolvidos. Cerca de 20 alunos do 7º período do curso de medicina veterinária observaram o procedimento.

Os achados clínicos foram reduzidos a termo pela perita e subsidiarão a elaboração do laudo pericial, que deverá ser apresentado ao delegado regional em até dez dias para a instrução processual.

Essa ação marca o aprofundamento de um diálogo institucional entre o IFNMG e a Polícia Civil e poderá resultar na implantação de um Instituto Médico Legal (IML) Veterinário na cidade, com potencial para atender a demanda regional crescente por perícias em animais.

WhatsApp Image 2023 06 20 at 07.46.59

Colaboração: jornalista Fernanda Melo