Portal IFNMG - Webnários MedVet – Estudos de Quarentena Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Terça, 19 de Maio de 2020, 16h25 | Última atualização em Segunda, 29 de Junho de 2020, 09h37

LOGO Projeto

Às vezes, crises servem como uma oportunidade para a reconstrução de novos hábitos e idéias. Foi o que aconteceu no Curso de Medicina Veterinária do IFNMG-Campus Salinas.

Desde que as aulas foram suspensas devido à pandemia, os alunos do 7º período e a Profa. Me. Thais Larissa Loureço Castanheira, decidiram se reunir voluntariamente para alguns encontros onde discutiam os casos clínicos atendidos até então, nas aulas práticas da disciplina de clínica médica de pequenos animais.

Paralelamente, ocorreu o mesmo com o grupo GEM (Grupo de Estudos Multidisciplinar), um projeto de ensino“guarda-chuva” que concentra os estudos teóricos, voltados para a saúde única, o qual realiza a intersecção dos cincos grupos de estudos coordenados pela profa. Thaís Castanheira e pelo Prof. Dr. Eduardo Garrido, sendo eles o GEPET (Grupo de Estudos em Pequenos Animais), o GEPATOX (Grupo de Estudos em Toxicologia e Patologia Veterinária e Forense), o LEBA (Laboratório de Etologia e Bem-Estar Animal), o GEAS (Grupo de Estudos em Animais Silvestres) e o NEMIV (Núcleo de Estudos em Microbiologia Veterinária).

Também começaram a participar dos encontros, alunos do PPGVET, egressos do nosso curso e alunos de outras instituições, então, as aulas que eram para serem separadas se tornaram todas juntas e misturadas!

Em uma das palestras, ofertada pelo nosso egresso, o Médico Veterinário Romário Alves Rodrigues, hoje pós-graduando em Microbiologia Agropecuária pela FCAV-UNESP-Jaboticabal, surgiu a ideia de transformar a ação em algo maior, onde os alunos do IFNMG-Campus Salinas, de outras instituições do curso de medicina veterinária e profissionais da área pudessem participar.

Já participaram alunos da Universidade de Viçosa, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Universidade Federal dos Pampas, Instituto Federal do Amazonas, e Centro Universitário UNIFG, além de médicos veterinários de diversos Estados.

Assim, apresentamos a todos os estudantes e profissionais da Medicina Veterinária de todo o país, a atividade de extensão “Webnários MedVet – Estudos de Quarentena”. A atividade está cadastrada na extensão do IFNMG – Campus Salinas, as palestras são online, gratuitas e os ouvintes serão certificados por palestra assistida até o final. Os temas são os mais variados e para acompanharem as rodadas de palestras e realizarem as inscrições, sigam o instagram dos grupos organizadores @gepet_ifnmg e @lebasalinas.

Por ser um projeto vivo, estamos com a proposta de permanecermos enquanto estivermos nesse momento de isolamento, como forma de nos apoiarmos em uma corrente de solidariedade acadêmica entre todos os estudantes do país.

Folder Organizadores

Organizadores do Evento:

Profa. Me. Thaís Larissa Lourenço Castanheira

Prof. Dr. Eduardo Garrido

Acadêmicos: Gabriela Antunes Lopes – LEBA e Kaio Henrique Teixeira Costa - GEPET