Portal IFNMG - Intercambistas franceses se despedem do Brasil e afirmam que vão sentir saudade do país e do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 28 de Março de 2018, 08h46 | Última atualização em Quarta, 28 de Março de 2018, 08h55
Os franceses Antoine Kuhn, 19 anos, e Marie Parmentier, 22 anos, ficaram no Brasil durante três meses. O intercâmbio foi possível graças à parceria que o IFNMG mantém com o Ministério da Agricultura da França, o que fomenta o Programa Serviço Cívico, cujo objetivo é promover a integração social
imagem sem descrição.

Como passou rápido! Foi o que os intercambistas Antoine Kuhn, 19 anos, e Marie Parmentier, 22 anos, disseram ao se despedir do Brasil. E o tempo voou mesmo, mas, apesar disso, eles conseguiram executar tudo o que eles tinham planejado. Solidariedade foi o motor que impulsionou as ações que praticaram em Januária e nas regiões do Peruaçu e Pandeiros.

“Nós fizemos eventos sobre segurança alimentar, hortas no asilo e outras atividades na região do Peruaçu. Com isso, constatamos que a agricultura aqui é muito diferente. Na França são utilizadas muitas máquinas, aqui as pessoas trabalham mais manualmente com a terra”, explicou em um bom português Antoine. E olha que ele chegou aqui sem saber falar uma palavra em português.

Marie, que estudou um pouco do português antes de vir para o Brasil, retornou para a Europa falando muito bem sobre a experiência que viveu aqui. “As pessoas são muito diferentes, calorosas, abertas, acolhedoras”, destacou Marie, que garantiu que aprendeu muito.

Agora, enfrentando o inverno europeu, estão visitando familiares e amigos, reorganizando a vida acadêmica e profissional e planejando novas viagens. Inclusive garantiram que pretendem retornar ao Brasil.

Veja a mensagem de despedida que eles deixaram:

Parceria que está dando certo

O intercâmbio dos franceses foi possível graças à parceria que o IFNMG mantém com o Ministério da Agricultura da França, o que fomenta o Programa Serviço Cívico, cujo objetivo é promover a integração social. O programa rege por um princípio motivacional, em que estudantes tornam-se voluntários para praticar ações de solidariedade tanto com a comunidade externa quanto com a comunidade acadêmica de uma instituição.

Os jovens que participam dessa missão recebem um incentivo financeiro do Ministério da Agricultura Francês. Já as instituições garantem alimentação e hospedagem. O programa tem ações recíprocas, ou seja, o IFNMG pode enviar estudantes brasileiros para a França e também pode receber alunos franceses no Brasil.

Em breve, a Assessoria de Relações Internacionais do IFNMG divulgará novo edital. Agora para enviar intercambistas brasileiros do IFNMG para a França.