Portal IFNMG - Franceses conhecem sistema de produção e comercialização usado por agricultores familiares da região do Planalto Rural Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Franceses conhecem sistema de produção e comercialização usado por agricultores familiares da região do Planalto Rural

Publicado: Terça, 27 de Fevereiro de 2018, 16h13 | Última atualização em Quarta, 28 de Fevereiro de 2018, 16h17

A região do Planalto Rural, situado na região leste de Montes Claros, na BR-135, tem um grande destaque no Norte de Minas, tanto pela forte tradição do trabalho no campo quanto pela riqueza de atividades agrícolas e não agrícolas com foco na produção de culturas saudáveis. Foi esse lugar que os franceses Antoine Kuhn, 19 anos, e Marie Parmentier, 22 anos, conheceram por meio de uma atividade organizada pela Pró-Reitoria de Extensão do IFNMG e sob a coordenação do servidor Rony Enderson de Oliveira, do Núcleo de Relações Interinstitucionais e Comunitárias da Pró-Reitoria de Extensão. Também participaram da ação o diretor de pesquisa do IFNMG, Vico Mendes, a servidora responsável pela mobilidade acadêmica no Instituto, Roberta Silva Santos, e a bolsista da Fapemig, que atua na Assessoria de Relações Internacionais do IFNMG, Gabriella Fonseca Dias.

Os intercambistas visitaram propriedades da comunidade de Planalto Rural e a Central de Abastecimento do Norte de Minas Gerais (Ceanorte). As duas propostas colaboraram para que os estrangeiros compreendessem a importância e o desenvolvimento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), políticas públicas que proporcionam às famílias rurais maior autonomia, qualidade de vida, geração de renda e o fortalecimento das relações familiares.

Foto 3 Planalto Rura

Solo fértil para o conhecimento

A comitiva visitou hortas de chuchu, abóbora, jiló, quiabo, berinjela, alface, couve, brócolis e repolho. “Os franceses conheceram também o sistema de irrigação e o processo de trabalho nas hortas. Após a visitação nas hortas, eles ainda conheceram a unidade de beneficiamento que está sendo construída na propriedade do senhor José Maria com o intuito de beneficiar a produção excedente das propriedades”, disse Rony Enderson.

Para Marie, que tem formação na área de gestão de negócios, saber como funciona a produção agrícola numa escala menor, como é a agricultura familiar, servirá para que ela utilize as técnicas brasileiras na França. “É um aprendizado recompensador”, afirmou a intercambista.

Foto 2 Ceanorte

Completando a visita, os franceses conheceram a Ceanorte. “A ida à Ceanorte foi para que eles pudessem acompanhar o processo de comercialização tanto com os consumidores quanto com o governo federal. Tivemos o cuidado para que os franceses pudessem observar na Ceanorte os mesmos agricultores que foram visitados nas propriedades rurais. Assim, puderam entender todo o processo de produção e comercialização”, apontou Rony.

Marie e Antoine também aproveitaram a estada em Montes Claros e visitaram o Campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Mercado Municipal Christo Raeff e o Montes Claros Shopping Center. Ouro Preto, Lavras Novas, Taiobeiras, Belo Horizonte, Porto Seguro e a região de Pandeiros e Peruaçu também já entraram para a lista de lugares visitados pelos dois.

Parceria que está dando frutos

Marie e Antoine estão no Brasil desde dezembro do ano passado para realizarem trabalho voluntário junto à sociedade civil. Estão instalados no IFNMG-Campus Januária. O plano de trabalho envolve implantação e condução de hortas em asilos e escolas, como atividade terapêutica e de educação para idosos e crianças, respectivamente. Também está previsto que eles organizem um evento sobre segurança alimentar e alimentação saudável.

O intercâmbio dos franceses foi possível graças à parceria que o IFNMG mantém com o Ministério da Agricultura da França, o que fomenta o Programa Serviço Cívico, cujo objetivo é promover a integração social. O programa rege por um princípio motivacional, em que estudantes tornam-se voluntários para praticar ações de solidariedade tanto com a comunidade externa quanto com a comunidade acadêmica de uma instituição.

Os jovens que participam dessa missão recebem um incentivo financeiro do Ministério da Agricultura Francês. Já as instituições garantem alimentação e hospedagem. O programa tem ações recíprocas, ou seja, o IFNMG pode enviar estudantes brasileiros para a França e também pode receber alunos franceses no Brasil. Até hoje, sete alunos já foram beneficiados: um brasileiro e seis franceses.

Fim do conteúdo da página