Portal IFNMG - Técnico em Mineração Concomitante/Subsequente Ir direto para menu de acessibilidade.

Técnico em Mineração Concomitante/Subsequente

Publicado: Terça, 22 de Fevereiro de 2022, 16h54 | Última atualização em Sexta, 09 de Fevereiro de 2024, 08h31

O Curso Técnico em  Mineração tem como objetivo formar profissionais-cidadãos capazes de atuar de modo ético e competente para desempenhar suas atividades laborais com elevado grau de responsabilidade social e atendendo às demandas locais e regionais, contribuindo para o desenvolvimento nacional.

- Nome do curso: Técnico em Mineração

- Habilitação: Técnico em Mineração
- Ano de implantação: 2021
- Ato de autorização: em processo
- Total de vagas ofertadas anualmente: 40
- Número de vagas ofertadas por turma: 40
- Formas de acesso:

I - Classificação em processo seletivo regular
II - Classificação em processo seletivo para ocupação de vagas remanescentes
III - Transferência ex officio, na forma da lei
IV - Outras formas previstas em lei

- Periodicidade de ingresso: Anual
- Turno de funcionamento: Noturno
- Tempo para integralização do curso: Mínimo de 4 (quatro) semestres e máximo de 8 (oito) semestres

- Perfil do egresso

A profissão do Técnico de Mineração está ligada ao Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), criado pela Lei nº 13639/2018. O profissional concluinte do Curso Técnico em Mineração oferecido pelo IFNMG/ Campus Araçuaí deve apresentar um perfil de egresso que o habilite a desempenhar atividades voltadas para mineralogia, geologia, topografia, pesquisa mineral, lavra, beneficiamento de minérios, segurança do trabalho e meio ambiente. Ao final de sua formação, esse profissional deverá ser capaz de:

•  Realizar atividades de prospecção, avaliação técnica e econômica, planejamento, extração e produção referentes aos recursos naturais.
  • Prestar assistência técnica e assessoria ao estudo e ao desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas ou aos trabalhos de vistoria, perícia, arbitramento e consultoria.
  • Elaborar orçamentos, laudos, pareceres, relatórios e projetos, inclusive de incorporação de novas tecnologias.
  • Realizar levantamento topográfico, sensoriamento remoto e geoprocessamento, conforme sua formação profissional.
  • Auxiliar na caracterização de minérios sob os aspectos físico-químico, mineralógico e granulométrico.
  • Executar projetos de desmonte, transporte e carregamento de minérios.
  • Monitorar a estabilidade de rochas em minas subterrâneas e a céu aberto.
  • Auxiliar no mapeamento geológico e amostragem em superfície e subsolo.
  • Supervisionar, coordenar e operar equipamentos de fragmentação, de separação mineral, separação sólido/líquido, hidrometalúrgicos e de secagem.
  • Supervisionar, coordenar e operar equipamentos de extração mineral, sondagem, perfuração, amostragem e transporte.
  • Orientar e coordenar a execução de serviços de manutenção de equipamentos.
  • Prestar assistência técnica na compra, venda e utilização de equipamentos especializados.

Certificação Intermediária: Os egressos das etapas intermediárias com terminalidade deverão ser capazes de:

• I - Amostrador de Minérios( conclusão do módulo I e II):
      Coletar amostras representativas de bens minerais em todas as fases da mineração, garantindo a confiabilidade na execução do processo de amostragem, de acordo com normas e procedimentos técnicos de saúde, segurança e meio ambiente.
  • II - Beneficiador de Minérios (conclusão do módulo I, II e III):
      Operar equipamentos de cominuição, classificação e concentração em processos produtivos de tratamento de minério, além de ser capaz de recuperar água por espessamento.

Projeto Pedagógico do Curso/2021

Matriz Curricular do Curso

Coordenação

Entre em contato com os responsáveis pelo gerenciamento das atividades do curso.

Conheça o Coordenador do Curso

Corpo Docente

Conheça os professores do curso e visualize suas qualificações, acessando seus currículos.

Veja a lista de Docentes

Acesse o calendário do semestre do curso.

Sistema Acadêmico

Acesse o Sistema Acadêmico e entre em contato com os responsáveis.

Acesse o sistema

Consulte o quadro dos horários de cada período do curso.

Consulte os horários do curso

Colegiado

Saiba mais sobre o Regulamento e composição do Colegiado do Curso.;

NDE

Conheça os regulamentos, portarias e demais documentos sobre o NDE.;

Informações sobre o NDE

Regulamentos

Consulte os regulamentos do Curso (TCC, AACC, Código de ética da Profissão, etc.).;

Conheça a legislação do curso

Recursos Disponíveis

Veja a infraestrutura do curso e do campus.;

Ações Inclusivas

Consulte mais informações sobre os projetos do setor de Ações Inclusivas.;

Assistência Estudantil

Consulte mais informações sobre a Assistência Estudantil.

Seleção de Alunos

Conheça as possibilidades de ingresso ao IFNMG.

Conheça as possibilidades de ingresso

Estágio

Saiba mais sobre os regulamentos de estágio.