Portal IFNMG - Quilombolas e indígenas na graduação podem se inscrever no Programa Bolsa Permanência; a bolsa é de 1.400 reais Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 12 de Junho de 2023, 16h13 | Última atualização em Segunda, 12 de Junho de 2023, 17h29

Até o próximo dia 30 de junho, estudantes quilombolas e indígenas regularmente matriculados e frequentes em curso de nível superior ofertado pelo IFNMG podem se inscrever para o Programa Bolsa Permanência. Para participar, é preciso que os acadêmicos interessados comprovem residência em comunidades indígenas ou quilombolas.

O Edital nº 269/2023 apresenta todas as informações sobre o programa e sobre o cadastro, que deve ser feito no site do Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP). Após realização do cadastro, os estudantes do IFNMG deverão entregar, pessoalmente, no setor do protocolo de seus campi, até o dia 30 de junho de 2023, a documentação solicitada no Edital nº 269/2023

Clique em www.ifnmg.edu.br/programadebolsapermanencia e baixe o Edital nº 269/2023.
Clique aqui para fazer o cadastro no Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP).

O recebimento do benefício de R$ 1.400 está condicionado à existência de dotação orçamentária do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O recurso financeiro da Bolsa Permanência será pago diretamente pelo FNDE ao estudante de graduação, por meio de um cartão de benefício.

Para fins de seleção, havendo número de inscritos no programa superior ao número de vagas a serem disponibilizadas pelo Ministério da Educação, a Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE) realizará sorteio eletrônico de forma pública, no dia 13 de julho de 2023, às 16h, transmitido ao vivo pelo canal oficial do Youtube do IFNMG. O sorteio definirá a ordem de homologação das bolsas a serem disponibilizadas no SISBP até o dia 31 de dezembro de 2023, data de validade do Edital nº 269/2023.

Sobre o Programa Bolsa Permanência

O Programa de Bolsa Permanência foi instituído em 2013 é consiste em uma política pública voltada a concessão de auxílio financeiro aos estudantes, sobretudo, aos estudantes quilombolas, indígenas e em situação de vulnerabilidade socioeconômica matriculados em instituições federais de ensino superior e assim contribuir para a permanência e a diplomação dos beneficiados.

Entre seus objetivos, o programa visa; favorecer a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em especial os indígenas e quilombolas; reduzir custos de manutenção de vagas ociosas em decorrência de evasão estudantil; e promover a democratização do acesso ao ensino superior, por meio da adoção de ações complementares de promoção do desempenho acadêmico.

A Bolsa Permanência concedida pelo Ministério da Educação é acumulável com outras modalidades de bolsas acadêmicas, a exemplo da bolsa do Programa de Educação Tutorial – PET, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, entre outros. Além disso, a Bolsa Permanência também é acumulável com outros auxílios pagos com recursos próprios das Instituições Federais de Ensino Superior ou do Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES, como os auxílios de moradia estudantil, alimentação, transporte e creche.

Clique aqui para acessar o Edital nº 269/2023 - Bolsa Permanência 2023.