Portal IFNMG - Biblioteca Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Núcleo de Biblioteca

Publicado: Terça, 20 de Junho de 2023, 12h05 | Última atualização em Terça, 20 de Junho de 2023, 12h05

O Núcleo de Biblioteca do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, localizado na cidade de Diamantina (MG) no Vale Jequitinhonha, iniciou as suas atividades noano letivo de 2018. Nesse período passou por mudanças em sua localização física dentro da Instituição. A Biblioteca faz parte do SIBE/IFNMG (Sistema de Bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais), que é composto pelas 11 bibliotecas que integram o IFNMG.

O acervo físico está organizado no sentido de buscar a formação em obras que enfoquem assuntos gerais e específicos nas áreas de atuação de cada um dos cursos deste campus. Possui um acervo atualizado e áreas correlatas, formado por livros técnicos, científicos, didáticos, literários, obras de referência, multimeios e produção intelectual do campis (teses e dissertações). Atualmente usamos a Classificação Decimal Dewey (CDD) e a ferramenta de gestão da informação que gerencia o acervo físico é o Gnuteca.

Além do acervo físico, disponibiliza à comunidade acadêmica um acervo virtual o contrato de uma Biblioteca Virtual Person (BVP), plataforma Target e o Portal de Periódicos da CAPES, que podem ser acessados de qualquer computador conectado à internet.

Atende os alunos dos cursos técnicos, integrados em Informática, Meio Ambiente, Teatro, Pós-Graduação, EAD (cursos presenciais e à distância) e está subordinada à Diretoria de Ensino (DE). Aberta à comunidade interna ( alunos e servidores) e aos visitantes. O usuário possui livre acesso ao acervo, possibilitando o manuseio as obras. O empréstimo domiciliar, é oferecido apenas aos discentes, docentes, técnico-administrativos e terceirizados do IFNMG.

 

Missão

A missão da biblioteca é apoiar o ensino, a pesquisa e a extensão, por meio da oferta de produtos e serviços de informação, assim como, a disponibilização dos recursos informacionais existentes, manutenção, preservação, guarda e conservação do patrimônio bibliográfico da instituição e da memória do IFNMG.

Estrutura Física

A Biblioteca possui uma área de aproximadamente 79,81m2, localizada no primeiro pavimento da entrada do Campus.

Horário de Funcionamento

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 12h - 13h às 15h50. 
Em período de férias ou recesso acadêmico, a Biblioteca poderá funcionar em horário especial.

Equipe de Trabalho

Bibliotecária: Maria Dalva Ribeiro Lopes

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

SERVIÇOS OFERECIDOS

Consulta Local

As obras da biblioteca estão à disposição da comunidade interna e externa para consulta local.

Consulta Remota

A consulta ao acervo poderá ser realizada em qualquer computador conectado à internet no endereço: www.ifnmg.edu.br/diamantina, link “Sistemas / Biblioteca”.

Além de consulta/pesquisa, o usuário cadastrado na Biblioteca também pode renovar os seus empréstimos e reservar o material, utilizando código (gerado no ato do cadastro) e senha cadastrada no Sistema Gnuteca.

Novas Aquisições

A aquisição dos materiais informacionais será por meio de compra, doação ou permuta. A política do processo de aquisição atende, prioritariamente, as solicitações diretamente relacionadas aos planos de ensino – bibliografias básica e complementar, tanto para os cursos já existentes quanto para os em implantação.

Doações

A Biblioteca do IFNMG Campus Diamantina aceitará doações de materiais bibliográficos que serão selecionados pelo bibliotecário e coordenadores de cursos.  Caberá à biblioteca a decisão de incorporar ou não o material doado ao acervo podendo optar por repassar, devolver ou descartar o material doado.
Serão aceitas doações somente se forem relevantes para as áreas dos cursos oferecidos, seguindo as Normas do Termo de Doação.
Solicitamos aos usuários em geral (Comunidade interna e externa) que ao doarem materiais bibliográficos para nossa biblioteca, estes deverão apresentar o formulário de Termo de Doação (ver Normas e Regulamentos)  já preenchido no ato da entrega.

Outros Serviços

  • Acervo informatizado – Gnuteca;
  • Acesso á internet (com prioridades para pesquisas acadêmicas);
  • Acesso ao Portal Periódicos Capes
  • Acesso aos livros digitais (Biblioteca Virtual - Pearson);
  • Acesso as Normas da ABNT (Target Web);
  • Atendimento ao usuário;
  • Computadores para consulta local ao acervo e para pesquisa na internet;
  • Elaboração de fichas catalográficas institucionais do IFNMG;
  • Emissão de nada consta;
  • Empréstimo domiciliar e devolução de materiais bibliográficos;
  • Guarda-volumes;
  • Levantamento bibliográfico;
  • Orientação ao uso das plataformas digitais;
  • Orientação na consulta e uso do acervo;
  • Renovações e reservas de materiais, online (através do Sistema Gnuteca) ou presencialmente;
  • Serviço de alerta sobre novas aquisições;
  • Visita orientada.

NORMAS E REGULAMENTOS

Formulário para Aquisição de Material Bibliográfico / docentes

Formulário para Solicitação de Ficha Catalográfica / institucional – IFNMG (em construção)

Guia do Usuário (em construção)

Proposta de uma Política de Desenvolvimento de Coleções (PDC} da Biblioteca do Campus de Diamantina (em construção)

Minuta do Regulamento do SIBI /IFNMG (em aprovação)

Regulamento Interno da Biblioteca do Campus Diamantina (em aprovação)

Termo de Doação (em construção)

 

Outras Observações

  • Se o livro for EXCLUSIVO (congelado / tarja vermelha), é permitido ser retirado apenas para consulta local, empréstimo sala de aula, over night ou final de semana;
  • Empréstimo domiciliar é de acordo com a categoria (discente, docentes, técnico-administrativos).
  • Para maiores informações consulte o Regulamento da Biblioteca.

Catálogo On-line (baixar)

O catálogo da Biblioteca poderá ser consultado online em dispositivos móveis, smartphones, tablets e computadores através do link: http://biblioteca.ifnmg.edu.br

Não esqueça de selecionar a biblioteca do “Campus Diamantina”.

 

ACERVOS VIRTUAIS - Acesso Restrito

 biblioteca virtual.png

 

Biblioteca Virtual o Pearson (BV

O Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI/IFNMG) disponibiliza aos alunos e servidores, acesso a milhares de títulos em formato E-book através da Biblioteca Virtual (Pearson), que possui mais de 12 mil títulos de forma digital em todas áreas do conhecimento.

Orientações e Procedimentos: O primeiro acesso à biblioteca virtual deverá ser realizado através do, Sistema Acadêmico CAJUI: https://cajui.ifnmg.edu.br/cajui/login                        utilizando o seu código de usuário e senha. Em seguida você realizará um breve cadastro, clicando em “Biblioteca virtual”.

O acesso poderá ser pelo site: https://plataforma.bvirtual.com.br/

Ou ainda pelo aplicativo: Biblioteca virtual By Pearson, faça o download clicando em  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.bibliotecavirtual.bvpearson&hl=pt

Não se esqueça de realizar o pré-cadastro através do Sistemas CAJUÍ

 

 gedweb.png

É uma Plataforma on-line de Normas e Documentos Regulatórios,  disponibiliza para toda a comunidade acadêmica, acesso as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e de mais de 500 mil documentos regulatórios. permite que os usuários do Sistema de Bibliotecas do IFNMG, acessem, pesquisem, visualizem e imprimam documentos regulatórios e diversas normas técnicas.

A plataforma Target GEDWeb, um sistema de gestão de normas e documentos regulatórios, reúne normas da ABNT e do Mercosul, bem como de órgãos reguladores nacionais.

Orientações e Procedimentos: O acesso à documentação do Target GEDWeb está disponível no Sistema Acadêmico – Cajuí (e-mail e senha do e-mail): cajui.ifnmg.edu.br .

 

Portal de Periódicos CAPES

  periodico.png

O Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza as instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica nacional e internacional. Ele conta com um acervo de mais de 45 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

É disponibilizado para professores, servidores, técnicos administrativos e alunos do IFNMG, mediante o reconhecimento do IP da instituição, bem como por acesso remoto via Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), estando o usuário cadastrado no CAJUI.

Acesse o sítio do Portal de Periódicos, por meio do endereço http://www.periodicos.capes.gov.br ou pelo sítio da CAPES http://www.capes.gov.br e clique no banner do Portal de Periódicos.

Como acessar o conteúdo do Portal de Periódicos pela CAFe?

O acesso remoto é feito via CAFe (Comunidade Acadêmica Federada) pelo Portal de Periódicos.

O usuário deve usar a identificação pessoal concedida pela instituição para se autenticar.

Orientações e Procedimentos:

1º-Acessar http://www.periodicos.capes.gov.br
2º Em "Acesso remoto via CAFe" selecionar Instituição vinculada IFNMG e Clicar em "Enviar"
3º Após redirecionamento de página, entrar com login de email institucional do IFNMG.
4º Comunidade Acadêmica: o "usuário" para acesso é o número de matrícula do aluno (pode ser obtido junto a Secretaria Escolar do Campus) e a "senha" é o número do CPF (sem pontos e traço).

periodicos2.png

O acesso ao Portal de Periódicos CAPES

Opção 1: Para acesso pela rede interna do IFNMG, basta usar um navegador e acessar o endereço

Acessar http://www.periodicos.capes.gov.br/

Opção 2: Para usar o serviço de Federação de identidade (acesso remoto), acesse diretamente o Portal de Períodicos.

Orientações e procedimentos:

1º Acesse o site do portal:  http://www.periodicos.capes.gov.br/
2º Clique no canto superior (lado direito) no link "MEU ESPAÇO"
3º Clique no link” CAFe (Comunidade Acadêmica Federada)" identifique e seleciona a Instituição IFNMG e Clique no botão "Enviar"
4º Após redirecionamento de página, entrar com login de e-mail institucional do IFNMG.
5º Comunidade acadêmica: O "usuário" para acesso é o número de matrícula do aluno (pode ser obtido junto a Secretaria Escolar do Campus) e a "senha" é o número do CPF (sem pontos e traço).

FERRAMENTAS DE PESQUISA -   Acesso livre

 

Biblioteca Digital e Virtual

Brasiliana USP

biblioteca brasiliana.png

http://www.brasiliana.usp.br/

A biblioteca da Universidade de São Paulo já tem uma pequena porcentagem do seu acervo online focado em autores brasileiros ou obras ligadas à cultura nacional em domínio público. Em destaque, três volumes com gravuras de Debret durante sua viagem pelo Brasil no século 19, todas as primeiras edições da obra de Machado de Assis, José de Alencar e Olavo Bilac e a Coleção da Klaxon, uma das principais revistas do movimento modernista paulistano. Boa parte das obras raras acompanha textos de apresentação feitos pelos pesquisadores.

 

 Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)

BDTD.png

A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) integra e dissemina, em um só portal de busca, os textos completos das teses e dissertações defendidas nas instituições brasileiras de ensino e pesquisa. O acesso a essa produção científica de quaisquer curso.

A BDTD contribui para o aumento de conteúdos de teses e dissertações brasileiras na internet, o que significa a maior visibilidade da produção científica nacional e a difusão de informações de interesse científico e tecnológico para a sociedade em geral.


Além disso, a BDTD também proporciona maior visibilidade e governança do investimento realizado em programas de pós-graduação.

 Biblioteca Digital da Escola de Música da UFRJ

Conta com um acervo de obras raras dos séculos XVI ao XVIII, além de partituras, manuscritos autógrafos de alguns principais compositores brasileiros, documentos históricos, periódicos e iconografia para download gratuito.

 

Biblioteca Digital Mundial: http://www.wdl.org/pt/

 Bdigital.png

 Lançada em 2009, a biblioteca reúne manuscritos, mapas, livros raros, partituras, gravações, filmes, gravuras, fotografias e desenhos arquitetônicos. Para fazer pesquisas no acervo os visitantes podem digitar palavras chave no campo de busca ou filtrar o conteúdo por lugar, período, tema, tipo de item e instituição contribuinte. Banco de imagens científicas para apresentações.

Biblioteca Digital Paulo Freire: http://www.acervo.paulofreire.org

paulo freire.png         dspace.png

Pertence á Universidade federal da Paraíba, é organizado pelo Centro de Referência Paulo Freire (CRPF). Repositório com obras digitalizadas, previamente autorizadas, disponibilizadas ao público em geral. Na "Acervo Educador Paulo Freire", deparamo-nos com as obras de autoria de Paulo Freire dispostas em material audiovisual e bibliográfico nas diversas naturezas. Em Produção de terceiros, há materiais de autores diversos sobre a vida e obra do educador pernambucano. No acervo, você poderá acessar vídeos, áudios, artigos, livros, cartazes, charges, fotografias, ilustrações e objetos tridimensionais, entre outros.

 

Biblioteca do Congresso: http://www.loc.gov/

 congresso.png

Graças ao avanço tecnológico, parte do acervo da maior biblioteca do mundo está a um clique de distância. Trata-se da Biblioteca do Congresso, a instituição cultural mais antiga dos Estados Unidos, inaugurada em 1800.

Biblioteca do Livro Didático (BLD) e Coleções Especiais:

http://www4.fe.usp.br/biblioteca/acervos/biblioteca-do-livro-didatico

 

feusp.png

O acervo da Biblioteca do Livro Didático (BLD) – é constituído por aproximadamente12 mil volumes. Único em número, diversidade e antiguidade no Brasil da área de Educação, é composto de exemplares datados desde o século XIX até os dias atuais. Objeto de “múltiplas facetas”, o livro didático pode ser pesquisado como produto cultural, mercadoria ligada ao mundo editorial, suporte de conhecimentos escolares propostos pelas disciplinas escolares, ou, ainda, como veículo de um sistema de valores, de uma ideologia ou de uma cultura.

Representa um material ímpar para pesquisas de diferentes áreas, como pedagogia, história, ciências políticas e econômicas, sociologia, linguística entre outras.

Biblioteca Nacional (BN)

  biblioteca nacional.png

A Biblioteca Nacional é responsável pela execução da política governamental de captação, guarda, preservação e difusão da produção intelectual do país. Com mais de 200 anos de história, é a mais antiga instituição cultural brasileira. Possui um acervo de aproximadamente 9 milhões de itens e, por isso, foi considerada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como uma das principais bibliotecas nacionais do mundo.

Acervo Digitais de Cordeis da Biblioteca de Obras Raras de Átila de Almeida –UFPB

http://bibliotecaatilaalmeida.uepb.edu.br/

atila.png

Considerando a riqueza da peculiaridade da cultura nordestina, a biblioteca traz cerca de9 mil títulos e 15 mil exemplares de cordéis da Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida, cuja mantenedora é a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A biblioteca apresenta-se como a maior guardiã no Brasil desse tipo de acervo tanto no que diz respeito às questões de ordem quantitativa como qualitativa (estado de conservação e organização das peças).

 Biblioteca Virtual de Artes Cênicas da UFRJ 

É um veículo de divulgação e informação destinado a especialistas e pesquisadores, alunos e professores de Artes Cênicas e também a espectadores, amantes do teatro, da dança, da performance e usuários em geral. Disponibiliza sites que permitem ao usuário o acesso a arquivos e acervos online.

Biblioteca Virtual de Literatura da UFRJ (BVL):

É destinada a especialistas, pesquisadores, alunos e professores de Literatura e áreas correlatas, com especial atenção à literatura brasileira e demais literaturas em língua portuguesa. A BVL analisa sites que permitem ao usuário o arquivo e acervos online.

Nossa Biblioteca Digital é uma das poucas no Brasil que é fonte primária e gratuita de textos literários em versão integral na internet. Trata-se de obras do Brasil e de Portugal, a partir das melhores edições disponíveis. Além da consulta a essas obras digitalizadas, temos também uma grande quantidade de autores e de títulos cadastrados (sem que estejam digitalizados), em nosso Banco de Dados de História Literária. Através deles, podem-se realizar pesquisas com informações sobre autores, datas de publicação, editoras, gênero das obras, entre outras.

Bases de Dados de Acesso Livre

 

Arquivo Público do Estado de São Paulo

http://www.arquivoestado.sp.gov.br

arquivo público.png

Uma excelente opção para aqueles que procuram arquivos históricos relacionados ao Estado de São Paulo Jornais, o Arquivo Público do Estado traz uma série de revistas, Fotografias, vídeos e anuários estatísticos. Entre os destaques do acervo está um conjunto documental com cartas trocadas pelos chefes do movimento sobre a Revolução de 1924. A seção Memória da Educação é um prato cheio para professores, apresentando publicações de caráter histórico que nos remetem ao universo escolar em São Paulo nos séculos 19 e 20.

CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Base de Dados da Pesquisa Agropecuária da Embrapa

http://www.bdpa.cnptia.embrapa.br/

 bdpae.png

Trata-se da Base de dados que reúne os documentos que compõem o acervo das Bibliotecas da Embrapa, abrangendo a literatura gerada e a literatura adquirida: livros, folhetos, teses, separatas, trabalhos apresentados em eventos técnico-científicos, documentos digitais, mapas.

Coleção Aplauso

http://aplauso.imprensaoficial.com.br/

aplauso.png

Lançada pela Imprensa Oficial preserva a memória da cultura nacional.

Traz biografias de artistas, cineastas e dramaturgos nacionais; além de roteiros de cinema, peças de teatro e a história de diversas emissoras de TV. Caso o leitor prefira a versão impressa, todos eles podem ser encontrados em livrarias de todo o país.

 

LITERATURA

Coleção Digital Machado de Assis

http://machado.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=category&id=34&Itemid=123

 assis.png

Por meio de sua biblioteca digital o MEC lançou, em 2008, a Coleção Digital Machado de Assis. Além de lembrar o centenário da morte de um dos maiores nomes da literatura nacional, o projeto teve como propósito organizar, sistematizar, complementar e revisar as edições digitais até então existentes na rede. Agora, os fãs da literatura machadiana não têm nem o trabalho de procurar.

ENGENHARIA

CPRM – Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais :http://www.cprm.gov.br/

 cprm.png

 A CPRM disponibiliza várias bases de dados referenciais para consulta, nas áreas de Engenharia de Minas, Engenharia de Materiais e Metalúrgica, Engenharia Sanitária, Geotécnica, Pesquisa mineral, recursos hídricos, tratamento de Águas. 

O Dicionário de Música Popular Brasileira

É mantido pelo Instituto Cultural Cravo Albin e contém informações sobre música brasileira, contando com mais de 12 mil verbetes.

Com cerca de doze mil verbetes e em constante atualização, a versão on-line do Dicionário Cravo Albin é uma obra de referência para os estudiosos da música popular brasileira. 

EbooksBrasil

http://ebooksbrasil.org/nacionais/acrobatebook.html

 ebooks.png

O eBooksBrasil é uma biblioteca digital pública construída de forma colaborativa e que disponibiliza livros eletrônicos em diversos formatos para download gratuito.

MULTIDISCIPLINAR

Editora do Senado

https://www12.senado.leg.br/publicacoes

snado.png

Editora FGV

https://editora.fgv.br/obras-gratuitas

fgv.jpg

Desde 1945, a Editora FGV tem por missão divulgar obras das diversas áreas do conhecimento, sempre com a preocupação de contribuir para a melhoria do ensino e da educação no país.

Enciclopédia Britânica

http://www.britannica.com/

 britanicca.png

 A versão em papel chegou ao fim, mas a enciclopédia que foi a primeira do mundo a chegar à internet continua com sua edição online, atualizada a cada 20 minutos. O acesso gratuito é restrito, mas a taxa anual de US$ 70 garante a consulta ao conteúdo na íntegra. Trata-se de uma boa alternativa para quem não confia muito na Wikipédia e tem um bom conhecimento da língua inglesa. 

O acesso gratuito é restrito. Trata-se de uma boa alternativa para quem não confia muito na WiKipédia e tem um bom conhecimento da língua inglesa. Edição on line da enciclopédia mais antiga do mundo em inglês.

 Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras

É uma obra, em versão digital e aberta, que reúne informações sobre artes visuais, arte e tecnologia, literatura, teatro, cinema, dança e música. Conta com cerca de 8 mil verbetes, 12 mil imagens e 132 vídeos.

Google books: http://books.google.com/

 google.png

Mais de três milhões de e-books para ler na web, Android, iPhone, iPad, Sony e Nook gratuitamente.

O índice mais diversificado do mundo para pesquisar livros na íntegra.

O Google Scholar (Acadêmico) 

É um serviço de busca do Google voltado especialmente para estudantes, pesquisadores, cientistas, universitários e curiosos. A ferramenta funciona como um repositório de teses, artigos científicos, resumos, monografias, dissertações e livros.

História das Artes

artes.png

Criado em 1998, baseado no trabalho das arte-educadoras Margaret Imbroisi e Simone Martins, este sie foi preparado para ajuda-lo (a) compreender o que é Arte e como ao longo do tempo o ser humano registrou a sua visão dos Deuses, do mundo e de si mesmo.

Acesso a periódicos e outras publicações de divulgação científica (boletins técnicos, newsletters) de acesso livre na Internet de diversas nacionalidades.

Khan Academy

http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/

 khana.png

 Mais de 300 mil exercícios divertidos de matemática, agora em português.

Portal Domínio Público

http://www.dominiopublico.gov.br/

 portal.png

O portal Domínio Público

Desenvolvida pelo Ministério da Educação, disponibiliza gratuitamente cerca de 180 mil textos, além de imagens, arquivos de som e vídeo. Conta com rico acervo de publicações na área de Educação. Destaque para as obras completas de Machado de Assis e um grande acervo de poesias de Fernando Pessoa. A biblioteca possui também diversas músicas eruditas brasileiras e inúmeros textos de literatura infantil, além de documentos sore Legislação Educacional.

Lançado em novembro de 2004, contém um acervo inicial de 500 obras com a proposta de compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual com o objetivo de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

Projeto Gutemberg

https://www.gutenberg.org/

gutenberg.png

O Projeto Gutenberg oferece-lhe mais de 38.000 livros  eletrônicos gratuitos: escolha entre livros grátis em formato epub ou  livros grátis em formato kindle, descarregue-os ou leia-os em linha. Mantemos ebooks de elevada qualidade: todos os nossos livros  eletrônicos foram previamente publicados por editores genuínos.  Digitalizámo-los e revimo-los cuidadosamente com a ajuda de milhares de  voluntários. Não precisa de pagar quaisquer taxas ou registros mas, se  considerar que o Projeto Gutenberg é útil, sugerimos-lhe amavelmente que  nos faça uma pequena doação para que possamos comprar e digitalizar mais livros. Também pode ajudar-nos a digitalizar mais livros, a gravar áudios-livros ou denunciando erros.

Scielo – Scientific Electronic Library Online

www.scielo.org

Scielo.png

SciELo (Scientific Eletronic Library Online)

È uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros, dando acesso a artigos em texto completo. A SciELo é o resultado de um projeto de pesquisa da Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo em parceria com a BIREME – Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. Possui uma grande variedade de temas relacionados à filosofia, com artigos completos disponíveis para download.

Banco de Imagens

Sevier Medical Art: http://www.servier.com.br/content/banco-de-imagens

 servier.jpg

 

A Servier oferece um banco de imagens de elevada resolução e qualidade para os utilizadores poderem usar nas suas apresentações, nos seus posters, etc. As imagens estão disponíveis para download gratuito, em powerpoint, e organizadas por temas. 

Veduca: http://www3.veduca.com.br/

 veduca.png

 Vídeos de aulas de diversas universidades do mundo, das mais diversas áreas, com legendas em português.

 Wikilivros: http://pt.wikibooks.org/wiki/Wikilivros

 Projeto da Wikimedia Foudation dedicado ao desenvolvimento colaborativo de livros, apostilas, manuais e outros textos didáticos de conteúdo livre. São diversos temas em diversas línguas. Há uma versão da página em português.

 O oasisbr - Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto

oasis.png

O Portal brasileiro de publicações científicas em acesso aberto - oasisbr é um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros. Por meio do oasisbr é possível também realizar buscas em fontes de informação portuguesas.

Portal Brasil Memória das Artes

memoria.jpg

Organizado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), reúne conteúdos sobre alguns dos principais representantes brasileiros das artes plásticas, cênicas e música.

Compôem sua vasta coleção – fotos, arquivos sonoros, textos, documentos – para serem digitalizados e disponibilizados ao público, na internet. Constituem esses acervos uma parte considerável da memória das artes cênicas, da música e das artes plásticas do Brasil.

Portal do Livro Aberto em CT & I 

 livroaberto.png

É um serviço do Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia (IBICT). Seu objetivo reunir, divulgar e preservar as publicações oficiais em ciência, tecnologia e inovação. Assegurando os direitos de autoria, o Portal visa contribuir para dar visibilidade à publicação oficial brasileira, conforme os preceitos do Manifesto de Acesso Aberto do IBICT, com vista à democratização do acesso à informação pública.

O Portal conta com mais de 1200 obras, que abrangem diversos temas como Tecnologias da Informação e Comunicação, Fármacos e Complexo Industrial da Saúde, Petróleo e Gás, Complexo Industrial da Defesa, Aeroespacial, Nuclear, Biotecnologia, Nanotecnologia, Energia Renovável, Biodiversidade, Mudanças Climáticas, Oceanos e Zonas Costeiras Popularização da CT&I, Melhoria e Ensino de Ciências, dentre outras.

Repositórios Brasileiros de Acesso Aberto (IBICT) 

Contém publicações científicas de grandes instituições brasileiras.

Os repositórios digitais (RDs) são bases de dados online que reúnem de maneira organizada a produção científica de uma instituição ou área temática. Os RDs armazenam arquivos de diversos formatos. Ainda, resultam em uma série de benefícios tanto para os pesquisadores quanto às instituições ou sociedades científicas, proporcionam maior visibilidade aos resultados de pesquisas e possibilitam a preservação da memória científica de sua instituição.

Os RDs podem ser institucionais ou temáticos. Os repositórios institucionais lidam com a produção científica de uma determinada instituição. Os repositórios temáticos com a produção científica de uma determinada área, sem limites institucionais.

 

Universia Livros 

universia.png

 

Disponibiliza versões digitais para download gratuito de grandes clássicos da literatura brasileira e mundial. Você também encontra todo tipo de obra, desde teses científicas até livros de ficção, em diversos idiomas.

Periódicos on-line de livre acesso

  

Em aberto

http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto

Criado em 1981, o Em Aberto é um periódico monotemático, com periodicidade irregular (trimestral até 1996), cuja finalidade é estimular e promover a discussão de questões atuais e relevantes da educação brasileira, trazendo opiniões divergentes ou confrontos de pontos de vista. Publica artigos e bibliografias seletivas. É largamente utilizado como material didático nos cursos de graduação e de pós-graduação.

EDUCAÇÃO

Revista brasileira de estudos pedagógicos (RBEP)

http://www.rbep.inep.gov.br/index.php/rbep

rbep.png

A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), criada em 1944, é um periódico quadrimestral, publicado em formato impresso e eletrônico. A RBEP publica artigos inéditos, resultantes de pesquisas que apresentem consistência, rigor e originalidade na abordagem do tema e contribuam para a construção do conhecimento na área de Educação. A RBEP também publica relatos de experiência e resenhas. Seu público-leitor é formado por professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação, bem como técnicos e gestores da área educacional. 

CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS

Investigações em Ensino de Ciências 

http://www.if.ufrgs.br/ienci/

if.png

Revista eletrônica voltada exclusivamente para a pesquisa na área de ensino/aprendizagem de ciências (Física, Química, Biologia ou Ciências Naturais quando enfocadas de maneira integrada).

 Physicae

http://www.ifi.unicamp.br/physicae/ojs-2.1.1/index.php/physicae

  physicae.png

Revista da Associação dos Pós Graduandos do Instituto de Física "Gleb Wataghin". Em sua nona edição, distribuída gratuitamente a mais de 100 instituições de Ensino Superior do país.

livre.png

 

TUTORIAIS

  • BV Pearson (baixar)
  • Target GEDWeb (baixar)
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página